Pele Fina (Azul de Toluidina)

A pele fina é encontrada no corpo inteiro exceto na palma das mãos e na planta dos pés. Ao menor aumento observa-se as 3 camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é constituída por um epitélio pavimentoso estratificado queratinizado. Na pele fina a camada granulosa existe, mas se apresenta descontínua e a camada lúcida não está presente. Abaixo da epiderme encontra-se a derme constituída por um tecido conjuntivo frouxo na região papilar, próximo às papilas dérmicas e tecido conjuntivo denso, na região mais profunda da derme a região reticular. Os fibroblastos são o tipo celular predominante e encontram-se entre os feixes de fibras colágenas e elásticas. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme de uma pele fina as seguintes estruturas: pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas. Os pelos são estruturas delgadas queratinizadas que se desenvolvem a partir da invaginação da epiderme, o folículo piloso. A porção mais profunda e dilatada do folículo piloso é denominada bulo do pelo. Em toda a extensão da derme da pele pilosa são observados cortes transversais e oblíquos de folículos pilosos que apresentam pelo no seu interior. As glândulas sebáceas geralmente são anexos dos folículos pilosos, pois seus ductos desembocam na porção proximal dos folículos pilosos. São glândulas acinosas simples ou ramificadas, responsáveis pela secreção de sebo, o qual é liberado por um mecanismo holócrino. A camada mais profunda da pele denominada hipoderme é constituída de tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo, que une a derme aos órgãos adjacentes. Glândulas sudoríparas também podem ser observadas na derme de uma pele fina, porém não estão presentes neste corte histológico.

Pele fina em aumento de 5x. Em 1, observa-se a epiderme e em 2, a derme. A coloração utilizada foi Azul de Toluidina
Pele fina em aumento de 10x,  evidenciando os folículos pilosos. A coloração utilizada foi Azul de Toluidina

 

Pele fina em aumento de 40x. Em 1, observa-se a camada de queratina e em 2, o epitélio de revestimento pavimentoso estratificado. A coloração utilizada foi Azul de Toluidina.
Pele fina em aumento de 40x, mostrando a porção mais profunda e dilatada do folículo piloso que é denominada bulbo do pelo. A coloração utilizada foi Azul de Toluidina.
Pele fina em aumento de 40x evidenciando as glândulas sebáceas e os folículos pilosos (setas). A coloração utilizada foi Azul de Toluidina.