Questionário

1) Quais as estruturas encontradas na cavidade oral e quais suas respectivas funções?
a. Dentes, a língua e glândulas salivares, associadas à mastigação e à fala.
b. Dentes, língua, glândulas salivares e faringe, associadas à mastigação e à fala.
c. Dentes, língua, glândulas salivares, faringe, traqueia e laringe, associadas à mastigação e à fala.
d. Dentes, língua e glândulas salivares, associadas à mastigação, à fala e à respiração.
e. Dentes, língua e glândulas salivares, associadas à fala e à respiração.

2) Como é a organização histológica (incluindo glândulas e suas secreções) da cavidade oral?
a. A organização histológica da cavidade oral consiste em epitélio pseudoestratificado, pois deve ser formado por apenas uma camada de células para absorver nutrientes, mas parecer estratificado para proteger contra atritos.
b. A organização histológica da cavidade oral consiste em revestimento pela mucosa oral, tecido epitelial e tecido conjuntivo, juntamente à lâmina própria. Os tecidos epiteliais encontrados são: epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado na mucosa de revestimento, epitélio estratificado pavimentoso queratinizado ou ortoqueratinizado na mucosa mastigatória, epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado na mucosa mastigatória e epitélio especializado no dorso da língua
c. A organização histológica da cavidade oral consiste em revestimento pela mucosa oral, tecido epitelial e tecido conjuntivo, juntamente à lâmina própria. Os tecidos epiteliais encontrados são epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado na mucosa mastigatória, epitélio estratificado pavimentoso queratinizado ou ortoqueratinizado na mucosa de revestimento, epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado na mucosa de revestimento e epitélio especializado no ventre da língua.
d. A organização histológica da cavidade oral consiste em epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado no ventre da língua, superfície interna dos lábios, assoalho da boca, bochechas, palato mole e mucosa alveolar e epitélio estratificado pavimentoso queratinizado ou ortoqueratinizado na gengiva, no palato duro e no dorso da língua.
e. A organização histológica da cavidade oral consiste em epitélio estratificado pavimentoso queratinizado no ventre da língua, superfície interna dos lábios, assoalho da boca, bochechas, palato mole e mucosa alveolar e epitélio pseudoestratificado queratinizado ou ortoqueratinizado na gengiva, no palato duro e no dorso da língua.

3) Qual a função do esôfago e como é sua organização histológica?

a. O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. Sua organização histológica é: mucosa(tecido epitelial estratificado não queratinizado, músculo liso longitudinal e glândulas de cardioesofágicas), submucosa(tecido conjuntivo denso não modelado, plexo de Meissner, tecido linfoide e glândulas esofagianas), muscular externa(camada circular interna, longitudinal externa, plexo nervoso mioentérico), e camada adventícia na região abdominal e serosa na torácica. 
b. O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. Sua organização histológica é: mucosa(tecido epitelial estratificado não queratinizado, músculo liso longitudinal e glândulas de esofagianas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo, plexo nervoso mioentérico, tecido linfoide e glândulas cardioesofágicas), muscular externa(camada circular interna, longitudinal externa, plexo de Meissner), e camada adventícia na região torácica e serosa na abdominal. 
c. O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. Sua organização histológica é: mucosa(tecido epitelial estratificado não queratinizado, músculo liso longitudinal e glândulas de cardioesofágicas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo, plexo de Meissner, tecido linfoide e glândulas esofagianas), muscular externa(camada circular interna, longitudinal externa, plexo nervoso mioentérico), e camada adventícia na região abdominal e serosa na torácica. 
d. O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. Sua organização histológica é: mucosa(tecido epitelial estratificado não queratinizado, músculo liso longitudinal e glândulas de cardioesofágicas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo, plexo de Meissner, tecido linfoide e glândulas esofagianas), muscular externa(camada circular interna, longitudinal externa, plexo nervoso mioentérico), e camada adventícia na região torácica e serosa na abdominal. 
e. O esôfago é responsável por levar a comida ingerida até o estômago. Sua organização histológica é: mucosa(tecido epitelial pseudoestratificado não queratinizado, músculo estriado longitudinal e glândulas de cardioesofágicas), submucosa(tecido conjuntivo denso, plexo de Meissner, tecido linfoide e glândulas esofagianas), muscular externa(camada circular interna, longitudinal externa, plexo nervoso mioentérico), e camada adventícia na região abdominal e serosa na torácica. 

4) Qual a função do estômago (monogástrico)?
a. A função do estômago consiste em umedecer o bolo alimentar e produzir lipases para a digestão de lipídios.
b. A função do estômago consiste em apenas absorver água e sais minerais.
c. A função do estômago consiste em transformar o bolo alimentar em quimo, iniciar a digestão das proteínas e absorver pequenas quantidades de água e as substâncias dissolvidas nela.
d. A função do estômago consiste em transformar o bolo alimentar em quilo, iniciar a digestão dos carboidratos e absorver pequenas quantidades de lipídios e as substâncias dissolvidas nela.
e. A função do estômago consiste em transformar o bolo alimentar em quimo, iniciar a digestão das proteínas e produzir nucleases e lipases para a digestão completa de ácidos nucleicos e lipídios.

5) Quais as regiões anatômicas do estômago monogástrico?

a. Cárdia(região inicial do estômago; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, células tronco e poucas células parietais), fundo(curvatura superior do estômago; apresenta todos os tipos de células epiteliais estomacais), corpo(maior parte do órgão; histologia semelhante ao fundo) e piloro(região final do estômago, subdividido em antro e canal pilórico; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, enteroendócrinas e células parietais).
b. Piloro(região inicial do estômago; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, células tronco e poucas células parietais), fundo(curvatura superior do estômago; apresenta todos os tipos de células epiteliais estomacais), corpo(maior parte do órgão; histologia semelhante ao fundo) e cárdia(região final do estômago, subdividida em antro e canal cárdico; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, enteroendócrinas e células parietais).
c. Cárdia(região inicial do estômago; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, células tronco e poucas células parietais), corpo(curvatura superior do estômago; apresenta todos os tipos de células epiteliais estomacais), fundo(maior parte do órgão; histologia semelhante ao corpo) e piloro(região final do estômago, subdividido em antro e canal pilórico; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, enteroendócrinas e células parietais).
d. Corpo(região inicial do estômago; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, células tronco e poucas células parietais), cárdia(curvatura superior do estômago; apresenta todos os tipos de células epiteliais estomacais), fundo(maior parte do órgão; histologia semelhante ao fundo) e piloro(região final do estômago, subdividido em antro e canal pilórico; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, enteroendócrinas e células parietais).
e. Cárdia(região inicial do estômago; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, células tronco e poucas células parietais), piloro(curvatura superior do estômago; apresenta todos os tipos de células epiteliais estomacais), corpo(maior parte do órgão; histologia semelhante ao fundo) e fundo(região final do estômago, subdividido em antro e canal fúndico; apresenta células mucosas do colo, de revestimento, enteroendócrinas e células parietais).

6) Como é a organização histológica do estômago monogástrico?
a. A organização histológica do estômago não segue o padrão do sistema gastrointestinal, consistindo em camadas: mucosa(epitélio cilíndrico simples, lâmina própria e camada muscular; presença de fossetas e glândulas), submucosa(tecido conjuntivo denso, com plexo nervoso de Meissner e tecido linfoide) e muscular(e plexo mioentérico).
b. A organização histológica do estômago segue o padrão do sistema gastrointestinal, consistindo em camadas: mucosa(epitélio cilíndrico simples, lâmina própria e camada muscular; presença de fossetas e glândulas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso não modelado, com plexo nervoso de Meissner e tecido linfoide) e muscular(e plexo mioentérico).
c. A organização histológica do estômago não segue o padrão do sistema gastrointestinal, consistindo em camadas: mucosa(epitélio cilíndrico simples, lâmina própria e camada muscular; presença de fossetas e glândulas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso não modelado, com plexo nervoso mioentérico e tecido linfoide) e muscular(e plexo de Meissner).
d. A organização histológica do estômago não segue o padrão do sistema gastrointestinal, consistindo em camadas: mucosa(epitélio cilíndrico simples, lâmina própria; presença de fossetas e glândulas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso não modelado, com plexo nervoso de Meissner e tecido linfoide), sem camada muscular.
e. A organização histológica do estômago segue o padrão do sistema gastrointestinal, consistindo em camadas: mucosa(epitélio cilíndrico simples, lâmina própria e camada muscular; presença de fossetas e glândulas), submucosa(tecido conjuntivo frouxo e tecido conjuntivo denso não modelado, sem plexos nervosos e tecido linfoide) e muscular(e plexo mioentérico).

7) Sobre as glândulas do estômago de monogástricos, é incorreto afirmar que:
a. As glândulas cardíacas se encontram na região da cárdia, são mais superficiais e secretam muco, portanto, são mucosas e garantem proteção à parede estomacal. Encontram-se células mucosas.
b. As glândulas gástricas propriamente ditas (ou fúndicas ou oxínticas) têm a função de produzir suco gástrico digestivo, estão no fundo e no corpo do estômago, secretam aproximadamente 2 litros de suco gástrico por dia, apresentam células mucosas de revestimento, células-tronco, células mucosas do colo, células oxínticas ou parietais, células enteroendócrinas e células zimogênicas ou principais, pois a maior parte da digestão no estômago acontece no corpo e no fundo.
c.  As glândulas pilóricas estão no antro do piloro e secretam muco e gastrina. Possuem, em abundância, células mucosas de colo e de revestimento, células enteroendócrinas e células parietais. As enteroendócrinas secretam a gastrina no sangue.
d. São três tipos de glândulas gástricas no estômago monogástrico. Localizam-se nas fossetas gástricas, sendo todas tubulares longas e ramificadas.
e. As glândulas de Brunner ou pilóricas secretam pepsinogênio. Localizam-se no antro do piloro e apresentam células enteroendócrinas e células principais. São acinosas e a secreção é serosa. 

8) Sobre as células epiteliais do estômago, é incorreto afirmar que:
a. As células principais ou imunogênicas são cilíndricas e produzem as enzimas pepsinogênio e lipase gástrica.
b. As células-tronco são indiferenciadas, sendo responsáveis pela renovação do epitélio estomacal.
c. Células parietais ou oxínticas são piramidais e produzem H+, Cl- e fator intrínseco. Cria um ambiente ácido que ativa a lipase gástrica. 
d. A gastrina, a grelina e a bombesina são produzidas pelas células enteroendócrinas, nas glândulas pilóricas.
e. As células mucosas têm a função de produzir o muco que protegerá a parede estomacal.

9) Sobre a histologia do tubo digestório, é correto afirmar que: 
a. Há um padrão na organização histológica do tubo digestório: mucosa, submucosa, muscular externa e serosa. Não há indícios de camada adventícia no sistema gastrointestinal.
b. Os ⅔ anteriores da língua apresentam papilas linguais, músculo estriado esquelético, tecido adiposo e glândulas de Von Ebner. O 1/3 posterior tem mucosa de revestimento e nódulos linfoides(tonsilas linguais). O ventre da língua é revestido por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, fino, permeável e muito vascularizado.
c. O palato duro é formado por botões gustativos, nódulos linfoides e glândulas salivares. Já o palato duro apresenta mucosa mastigatória e mucoperiósteo.
d. Os lábios apresentam epitélio estratificado pavimentoso queratinizado e mucosa de revestimento. O corpo é constituído de tecido muscular liso(músculo orbicular).
e. Os plexos de Meissner estão presentes na face interna das bochechas, isto é, em sua mucosa.

10) Sobre as papilas linguais, a alternativa que apresenta erros é:
a. As papilas filiformes têm a função mecânica de raspagem.
b. As papilas fungiformes não apresentam botões gustativos, órgãos sensoriais intraepiteliais que atuam na percepção do paladar.
c. As papilas foliadas são constituídas de epitélio pavimentoso paraqueratinizado.
d. As papilas circunvaladas são constituídas de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. 
e. As papilas circunvaladas apresentam glândulas de Von-Ebner.

RESPOSTAS: 1-a, 2-b, 3-d, 4-c, 5-a, 6-b, 7-e, 8-c, 9-b, 10-b.