Esôfago

O esôfago, em um corte transversal apresenta as seguintes camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia. A mucosa é a camada mais interna do órgão, revestindo a sua luz, composta por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado sobre a lâmina própria, que é formada por tecido conjuntivo rico em vasos sanguíneos e é separada da submucosa pela camada muscular da mucosa, composta por camadas de células musculares lisas. A submucosa é constituída por tecido conjuntivo que contém glândulas esofágicas com ácinos mucosos, porém esse corte não contemplou essas glândulas. Após a submucosa vem a camada muscular, constituída nesse corte por músculo estriado esquelético. A medida em que o órgão se alonga, essa camada de músculo estriado esquelético é substituída por uma camada circular interna e por outra longitudinal externa de células musculares lisas. Apenas a parte do esôfago que está na cavidade peritoneal é recoberta por uma membrana serosa. O restante é envolvido por uma camada de tecido conjuntivo, a adventícia, que se mistura, com o tecido conjuntivo circundante.

Corte de esôfago em aumento de 4x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se o epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado; em 2, a lâmina própria, constituída de tecido conjuntivo; em 3, a camada submucosa; em 4, a camada muscular, formada por músculo estriado esquelético; e em 5, a camada adventícia. A seta aponta a camada muscular da mucosa, que separa a mucosa da submucosa.
Corte de esôfago em aumento de 10x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se o epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado; em 2, a lâmina própria, constituída de tecido conjuntivo; em 3, a camada submucosa; em 4, a camada muscular, formada por músculo estriado esquelético; e em 5, a camada adventícia. A seta aponta a camada muscular da mucosa, que separa a mucosa da submucosa.
Corte de esôfago em aumento de 40x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se o epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado; em 2, a lâmina própria, constituída de tecido conjuntivo; em 3, a muscular da mucosa.