Tireóide- Hematoxilina e Eosina

A tiróide é uma glândula endócrina do tipo folicular. As células deste tipo de glândula endócrina formam a parede de pequenas esferas denominadas folículos, onde no seu interior se acumula a secreção. No menor aumento, pode-se observar a cápsula de tecido conjuntivo denso e os delicados septos conjuntivos derivados da cápsula, dividindo a glândula em lóbulos. Ao maior aumento, observa-se o parênquima da tireóide constituído de folículos tireoidianos, os quais são revestidos por células epiteliais cuboides dispostas em uma única camada caracterizando o epitélio simples cúbico, cujas células foliculares secretam para o interior dos folículos uma substância denominada colóide, que contém os precursores do hormônio tiroidiano.

Corte da glândula tireóide no aumento de 10x, corado com HE. Nessa imagem, é possível observar a configuração de uma glândula do tipo folicular, tendo em vista os folículos tireoidianos constituídos pelas células foliculares, evidenciados pelos círculos. Essas estruturas também apresentam formatos mais irregulares e maiores, como o identificado pelo número 1.

Corte da glândula tireóide no aumento de 20x, corado com HE. Nessa lâmina, os círculos estão destacando os folículos tireoidianos. Dentro dessas mesmas estruturas, está presente a substância coloidal, representada pelo número 2.

Corte da glândula tireóide no aumento de 40x, corado com HE. Nesse aumento, é possível observar a constituição celular dos folículos, formados por células cúbicas, indicadas pelas setas, dispostas em uma única camada (tecido cúbico simples). Ao lado dos folículos tireoidianos, estão presentes vasos sanguíneos, destacados pelo número 3.