Medula Óssea Vermelha

A medula óssea vermelha é responsável pela hematopoiese e apresenta essa cor devido à presença de numerosos eritrócitos. A medula óssea é constituída de células-tronco hematopoiéticas e dos capilares sinusóides, revestidos por células endoteliais descontínuas. O estroma é constituído de células e fibras reticulares (colágeno do tipo III), onde podem ser observadas a presença de macrófagos e adipócitos. Megacariócitos também estão presentes no compartimento de células hematopoiéticas, são células globosas com um núcleo grande multilobulado e irregular, cujo citoplasma irá originar as plaquetas.

Lâmina de Medula óssea vermelha. Aumento de 10x. Coloração Azul de Toluidina. Circulado observamos os megacariócitos (percursor das plaquetas), e as estruturas apontadas pelas setas são os adipócitos.
Lâmina de Medula óssea vermelha. Aumento de 40x. Coloração azul de toluidina. Circulado observamos os megacariócitos (percursor das plaquetas), a setas preta indica o adipócito, e a branca é o núcleo do megacariócito.