Cartilagem Elástica- laringe

A cartilagem elástica é constituída de matriz extracelular rica em colágeno do tipo II, fibras elásticas e substância fundamental. Na periferia da cartilagem elástica observa-se os condroblastos, que são células alongadas que sintetizam os componentes da matriz extracelular. Os condroblastos ficam aprisionados na matriz recém sintetizada no interior das lacunas, passando a se chamar de condrócitos, células arredondadas e que se mantem mais no centro da cartilagem.

Envolvendo a cartilagem elástica observa-se o pericôndrio constituído de tecido conjuntivo denso, com sua camada externa fibrosa rica em fibras colágenas tipo I e a camada interna celular, rica em fibroblastos que são responsáveis pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem. O tecido cartilaginoso não apresenta vasos sanguíneos e nem linfáticos, por isso a necessidade do tecido conjuntivo adjunto.

Corte de laringe em aumento de 4x, corado por Verhoeff. Em 1, observa-se o epitélio de revestimento pavimentoso estratificado, em 2, observa-se o tecido adiposo e em 3, a cartilagem elástica.

Corte de laringe em aumento de 10x, corado por Verhoeff. Em 1, observa-se a cartilagem elástica, a seta aponta para as glândulas mucosas e em 2, observa-se o tecido adiposo.

Corte de laringe em aumento de 20x, corado por Verhoeff. Em 1, observa-se o epitélio de revestimento pavimentoso estratificado e as setas apontam para as glândulas mucosas.

Corte de laringe em aumento de 40x, corado por Verhoeff. Em 1, observa-se o epitélio de revestimento pavimentoso estratificado e em 2, observa-se a lâmina própria.

Corte de laringe em aumento de 40x, corado por Verhoeff. Os círculos indicam os condrócitos, as setas apontam para os condroblastos e o retângulo indica o pericôndrio.

Corte de laringe em aumento de 40x, corado por Verhoeff. Os círculos indicam os condrócitos.