Osso Seco Lixado

Como explicado anteriormente (página principal de tecido ósseo), dois tipos de tecido ósseo são identificados histologicamente, o tecido ósseo lamelar ou secundário, do qual iremos falar nesta sessão; e tecido ósseo não-lamelar ou primário.

O tecido ósseo secundário (lamelar) tem como característica básica conter fibras colágenas organizadas em lamelas, onde se dispõem paralelas umas às outras ou em camadas concêntricas em torno de canais com vasos, gerando os sistemas de Havers.

Os canais vasculares no tecido ósseo compacto têm duas orientações em relação à estrutura lamelar:

  1. Os capilares longitudinais e vênulas pós-capilares, que seguem pelo centro do ósteon dentro de um canal de Havers;
  2. Os canais de Havers comunicam-se entre si por intermédio de canais transversais ou oblíquos chamados de canais de Volkmann, possuem vasos sanguíneos originados da medula e do periósteo (diferenciando dos canais de Havers, por não apresentarem lamelas ósseas concêntricas).

Os osteócitos ficam limitados nas lacunas contornando as lamelas. Detêm de prolongamentos, comunicando uns com os outros, favorecendo a passagem de íons e pequenas moléculas de um osteócito para outro, por seus canalículos.

A camada externa é rica em vasos sanguíneos, alguns dos quais transpassam nos canais de Volkmann, e em espessas fibras colágenas de ancoragem chamadas de fibras de Sharpey, que adentram profundamente nas lamelas circunferenciais externas.

O endósteo é constituído por células pavimentosas e fibras do tecido conjuntivo, que envolvem as paredes do tecido ósseo esponjoso, acomodando a medula óssea e se expandindo para todas as cavidades do osso, incluindo os canais de Havers.

Lamina de Osso seco lixado. Aumento de 10x. Em 1 observamos o Canal de Havers e em 2 observa-se o canal de Volkmann.

Lamina de Osso seco lixado. Aumento de 20x. Em 1 observamos o Canal de Havers; em 2 o Canal de Volkmann; em 3 apontados pelas setas nota-se alguns osteócitos. circulados de preto em 4, observamos as lamelas, e circulados em branco os osteócitos que seguem o trajeto circular das lamelas, elas por sua vez, são camadas de fibras colágenas tipo I, ao redor dos vasos dentro do canal de Havers.

Lamina de Osso seco lixado. Aumento de 40x. Em 1 observamos o Canal de Havers;

Lamina de Osso seco lixado. Aumento de 40x. Em 2 observamos o Canal de Volkmann;

Lamina de Osso seco lixado. Aumento de 40x. Em 1 observamos o Canal de Havers; em 2 o Canal de Volkmann. Circulados em 3 temos osteócitos; e apontados pelas setas, nota-se os prolongamentos dos osteócitos que se localizam dentro dos canalículos.

Referências:

JUNQUEIRA, Luiz Carlos Uchoa. Histologia básica I L.C.Junqueira e José Carneiro.12 .ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

KIERZENBAUM, Abraham L. Histologia e Biologia Celular: uma introdução à patologia. Revisão científica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.