Pulmão

  • Brônquios: a mucosa que reveste os brônquios é idêntica à da traquéia, do tipo pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. A lâmina própria é constituída de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas. Abaixo da mucosa há uma camada muscular lisa que circunda completamente os brônquios, ela é constituída por feixes musculares dispostos em espiral. Externamente a essa camada muscular encontram-se a submucosa constituída de tecido conjuntivo frouxo, e com a presença das glândulas seromucosas. Externamente observa-se a túnica adventícia constituída por tecido conjuntivo frouxo contendo placas cartilaginosas que diminuem de tamanho com a diminuição do calibre dos brônquios.

 

  • Bronquíolos: Os bronquíolos terminais são revestidos internamente por um epitélio que varia do cilíndrico ao cúbico simples, ciliado ou não. No decorrer do trajeto dos bronquíolos, o número de células caliciformes diminui progressivamente, até deixar de existir. Apresenta também uma lâmina própria delgada e constituída de tecido conjuntivo frouxo, rico em fibras elásticas (de difícil visualização). Os bronquíolos respiratórios são diferenciados dos bronquíolos terminais no fato de suas paredes serem associadas a alvéolos. O conjunto de alvéolos forma estruturas semelhantes a sacos ou corredores denominadas sacos e ductos alveolares respectivamente, que se abrem nos bronquíolos respiratórios.
  • Alvéolos: a parede dos alvéolos é revestida por um epitélio simples pavimentoso cujas células são denominadas pneumócitos I e II. Ao microscópio óptico elas se confundem com as células do endotélio dos capilares existentes na parede alveolar e com as células conjuntivas também ali presentes. Abaixo do epitélio de revestimento observa-se uma lâmina própria constituída de tecido conjuntivo frouxo, ricas em fibras elásticas e reticulares, que serve de sustentação à rede de capilares alveolares que ocupam a maior parte da parede alveolar. Cada parede alveolar é comum a dois alvéolos vizinhos, por isso denomina-se parede ou septo interalveolar.