Cartilagem Hialina

Na periferia do anel cartilaginoso observa-se os condroblastos, que são células alongadas que sintetizam os componentes da matriz extracelular rica em colágeno do tipo II. Os condroblastos ficam aprisionados na matriz recém sintetizada no interior das lacunas, passando a se chamar de condrócitos, células arredondadas e que se mantem mais no centro da cartilagem.

Envolvendo o anel de cartilagem hialina observa-se o pericôndrio constituído de tecido conjuntivo denso, com sua camada externa fibrosa rica em fibras colágenas e a camada interna celular, rica em fibroblastos que são responsáveis pela nutrição, oxigenação e eliminação dos refugos metabólicos da cartilagem. O tecido cartilaginoso não apresenta vasos sanguíneos e nem linfáticos, por isso a necessidade do tecido conjuntivo adjunto.

Corte de traqueia em aumento de 40x, corado em Azul de Toluidina. As setas apontam o pericôndrio e os círculos apontam os condroblastos.
Corte de traqueia em aumento de 40x, corado em Azul de Toluidina. Os círculos apresentam os condrócitos que estão aprisionados em uma matriz no interior de lacunas.