Músculo estriado esquelético

As fibras musculares estriadas esqueléticas constituem o músculo estriado esquelético. As fibras são células longas em forma de cilindros que podem chegar a vários centímetros de comprimento. As células são multinucleadas e a posição de seus núcleos é periférica, junto à membrana plasmática. Os núcleos têm cromatina clara e são elípticos tendo uma forma que lembra um charuto. Além de seus núcleos periféricos, outra importante característica é a presença de estriações transversais no citoplasma. As estriações só podem ser observada em células vistas longitudinalmente e a posição periférica dos núcleos é melhor observada em cortes transversais.

 

Língua em aumento de 40x, mostrando o músculo estriado esquelético. A seta aponta o núcleo da célula ou fibra muscular em formato longitudinal. A coloração utilizada foi azul de Toluidina.

 

Língua em aumento de 40x, mostrando o músculo estriado esquelético, em A em corte transversal e B corte longitudinal. A coloração utilizada foi Azul de Toluidina.

 

Língua em aumento de 40x, mostrando o músculo estriado esquelético. O circulo aponta as estriações no músculo. A coloração utilizada foi Azul de Toluidina.