Músculo liso

O músculo liso é formado pela associação de células de formato fusiforme, isto é, mais espessas no centro e delgadas nas extremidades, com o núcleo único e central, sem a presença de estriações no seu citoplasma. O intestino delgado apresenta uma camada muscular bem desenvolvida, constituídas de duas camadas de músculo liso, uma circular interna e outra longitudinal externa. Em um corte transversal pode-se observar que as células musculares lisas da camada interna estão dispostas longitudinalmente, enquanto que as da camada externa estão dispostas transversalmente.

Corte de intestino delgado em aumento de 10x, corado com azul de toluidina. Em 1, observa-se a camada de músculo liso longitudinal externa, em 2, a camada de músculo liso circular interna. Em 3, a camada submucosa e em 4, a camada mucosa.
Corte de intestino delgado em aumento de 20x, corado com azul de toluidina. Em 1, observa-se a camada de músculo liso circular interna e em 2, a camada de músculo liso longitudinal externa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corte de intestino delgado em aumento de 40x, corado com azul de toluidina. Em 1, observa-se a camada de músculo liso longitudinal externa e em 2, a camada de músculo liso circular interna. A seta aponta para o plexo mioentérico.