Tireóide

A tiróide é uma glândula endócrina do tipo folicular. As células deste tipo de glândula endócrina formam a parede de pequenas esferas denominadas folículos, onde no seu interior se acumula a secreção. No menor aumento, pode-se observar a cápsula de tecido conjuntivo denso e os delicados septos conjuntivos derivados da cápsula, dividindo a glândula em lóbulos. Ao maior aumento, observa-se o parênquima da tireóide constituído de folículos tireoidianos e células C ou células parafoliculares. Os folículos tireoidianos são revestidos por células epiteliais cuboides dispostas em uma única camada caracterizando o epitélio simples cúbico, cujas células foliculares secretam para o interior dos folículos uma substância denominada colóide, que contém os precursores do hormônio tiroidiano.

Corte de tireóide em aumento de 4x, corado por Azul de Toluidina.
Corte de tireóide em aumento de 10x, corado por Azul de Toluidina. A seta aponta a cápsula, constituída de tecido conjuntivo denso, que circunda o órgão. Os folículos tireoideanos estão delimitados por círculos.
Corte de tireóide em aumento de 20x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observam-se células parafoliculares. Os folículos tireoideanos estão delimitados por círculos.
Corte de tireóide em aumento de 40x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observam-se os colóides dos folículos tireoideanos. As setas apontam as células cubóides que formam o epitélio dos folículos.