Traquéia

A traquéia é composta por uma parte superior localizada fora da caixa torácica e uma parte inferior localizada dentro desta cavidade. Consiste em um tubo flexível de 10 a 12,5 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro. Ela está localizada entre a laringe e os brônquios e é formada por anéis cartilaginosos que ocupam cerca de dois terços da circunferência total, estando abertos na porção posterior. A parede desse tubo é formada por três túnicas:

1.- Mucosa – constituída de epitélio de revestimento pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, apoiada sobre uma lâmina própria constituída de tecido conjuntivo. O epitélio recebe esse nome porque apresenta uma única camada de células, porém, a localização dos seus núcleos está em diferentes alturas, o que dá a impressão de estratos, já as células caliciformes secretam muco com função lubrificante. Os cílios servem para transportar partículas como poeira e bactérias aderidas ao epitélio.

2.- Submucosa – formada por tecido conjuntivo frouxo e que apresenta glândulas túbulo-acinosas mistas (glândulas seromucosas) cujos ductos se abrem na luz traqueal.

Abaixo encontra-se o anel de cartilagem hialina em forma de C. Esta lâmina será melhor estudada separadamente em tecido epitelial glandular.

3.- Adventícia – formada por tecido conjuntivo frouxo, que liga o órgão aos tecidos vizinhos.

Corte de traquéia em aumento de 4x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se a túnica mucosa; em 2, a túnica submucosa; em 3, o anel de cartilagem hialina; e em 4, a túnica adventícia.

Corte de traquéia em aumento de 10x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se a túnica mucosa; em 2, a túnica submucosa; em 3, o anel de cartilagem hialina; e em 4, a túnica adventícia. As setas apontam glândulas seromucosas.

Corte de traquéia em aumento de 40x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se a túnica mucosa; e em 2, a túnica submucosa. A seta preta aponta uma glândula seromucosa, enquanto a seta laranja aponta o pericôndrio.

Corte de traquéia em aumento de 40x, corado por Azul de Toluidina. Em 1, observa-se a túnica adventícia. A seta aponta o pericôndrio.