Universidade apoia iniciativa que busca a prevenção e combate de incêndios em espaços culturais de Alfenas

A fim de estabelecer um protocolo de segurança e proteção aos espaços culturais de Alfenas, a Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Superintendência de Cultura, promoveu o 1º Curso de Prevenção e Combate de Incêndios e Primeiros Socorros em Alfenas, evento realizado com apoio da UNIFAL-MG.

Estiveram presentes servidores da Universidade e também representantes das cidades de Serrania, Divisa Nova e de Alfenas (Superintendência de Cultura, Escola Estadual Coronel José Bento, Arquivo Público Municipal, Biblioteca e Teatro Municipal).

Conforme explica a museóloga da Universidade, Luciana Menezes de Carvalho, que participou do curso, o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG foi indicado pelo próprio Corpo de Bombeiros para abordagem durante a capacitação. “Um dos primeiros espaços pensados foi o Museu da Memória e Patrimônio da Universidade, pois o curso apresenta de forma bem objetiva as primeiras e possíveis ações que qualquer pessoa é capaz de fazer tanto para prevenir sinistros quanto para primeiras ações em caso de acidentes”, conta.

O treinamento envolveu orientações de primeiros socorros, combate a incêndio, formas de manusear equipamentos de segurança, trabalhar com diversos tipos de extintores e de hidrantes.

Com duração de oito horas, a capacitação foi dividida em duas etapas: na primeira, os participantes assistiram a aula teórica e, na sequência, praticaram os procedimentos para a execução das medidas a serem tomadas em caso de incêndios. “Espero que esse curso seja apenas o primeiro passo para muitas ações que são possíveis de serem feitas para proteger nossos distintos patrimônios. Precisamos evitar, da melhor forma, que o ocorrido no Museu Nacional se repita”, enfatiza Luciana.