Informativo do projeto Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde aborda “Cromoterapia: o cuidado através das cores”

2018 / Volume 1 / Edição 13

Breve histórico

O uso das cores no tratamento de saúde vem sendo utilizado desde as civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana e a chinesa, desde 2.800 a.C., porém, obteve espaço dentro das ciências médicas apenas nas civilizações da Grécia e Egito. Atualmente, amplamente disseminada, a cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata.

Quais os objetivos terapêuticos?

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos, dentre elas, a cromoterapia. Considerada benéfica aos pacientes portadores de quaisquer disfunções, a cromoterapia é indicada para o alívio das dores e tem alta eficácia no tratamento de diversas doenças através do uso terapêutico e específico de cada cor. O preto ajuda a tratar a depressão e energias negativas. O azul possui propriedades calmantes e tranquilizantes. O vermelho contribui para o aumento da energia, da vitalidade e da adrenalina. O amarelo estimula a criatividade e a melhora do humor. O verde atua no tratamento do estresse e de problemas cardíacos. O laranja eleva o apetite e regula o funcionamento do aparelho reprodutor. E, por fim, o violeta age como calmante para os nervos e músculos.

Quais são os benefícios?

Por meio da aplicação de diversos instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou água solarizada, por exemplo, qualquer profissional especializado em cromoterapia pode desenvolver essa prática que, por sua vez, atua no alívio dos sintomas de diversas doenças – de acordo com a cor absorvida pelo corpo –, melhora o bem-estar físico e mental, promove qualidade do sono, auxilia no tratamento de dores de cabeça, estimula a memória, melhora o funcionamento do coração e da circulação sanguínea e tem efeitos positivos contra anemia, depressão, ansiedade, bronquite, asma, febre e dores de garganta.

Este informativo é produto do Projeto de Extensão: Comunicação e Informação em Enfermagem e Saúde, que tem por objetivo principal informar a população em geral sobre temas em saúde.

FONTES DE CONSULTA:

TUASAUDE (Ed). O que é e quais os benefícios da Cromoterapia. 2018. Disponível em: https://www.tuasaude.com/beneficios-da-cromoterapia/>. Acesso em: 26 out. 2018.

TUASAUDE (Ed). Conheça o Significado das Cores na Cromoterapia. 2018. Disponível em: https://www.tuasaude.com/significado-das-cores-na-cromoterapia/>. Acesso em: 26 out. 2018.

AUTORES: OLIVEIRA, D. S.; CARVALHO, M. L. N.; MELO, C. P.; RIBEIRO, J. F.; OLIVEIRA, P. E.; MUNHOZ, A. A. S. G.; MORAIS, B. S.; SILVA, B. D.; PAIVA, E. M. C.; NASSIF, M. S.; FERREIRA, P. M.; MELO, R. N. R.; FRANCISCO, S. C.; SILVA, G. C. N.; MELO, M. L.; ANTONELI, S. O.; CHAVES, E. C.; SILVA, S. A.