Comunidade prestigia fragmentos das culturas mineira e árabe presentes na obra do artista e professor da UNIFAL-MG, Ronaldo Auad

A comunidade universitária da UNIFAL-MG e convidados de Alfenas e região prestigiaram na noite dessa quarta-feira, 03/04, a abertura da exposição “MINASLÍBANO”, do artista e professor da Universidade, Ronaldo Auad. O evento integra a programação das comemorações dos 105 anos de fundação da Instituição.

Expressa em módulos e paredes do hall do auditório Dr. João Leão de Faria, a obra resgata o convívio do autor com as culturas, mineira e árabe, evidenciando a influência das duas culturas em desenhos, pinturas, relevos, objetos e vídeos. De um lado, observa-se a arquitetura civil e religiosa, os telhados, as paredes lavadas pela chuva do interior de Minas e, por outro, os elementos da cultura árabe, em tecidos e texturas, que retomam a ascendência materna do artista. Esta é a primeira vez que a obra do artista é exposta na Universidade.

“Esse é um projeto que tenho desenvolvido desde 2009 e que já passou por várias edições, e a cada lugar em que a obra é apresentada, tem um desenho diferente”, explicou Prof. Ronaldo durante a abertura, que além de docentes, discentes, amigos e autoridades, contou também com a presença da esposa e filha do artista, Edileia Barros e a Anaïs Auad, respectivamente. Segundo o artista, na UNIFAL-MG, a obra se apresenta na versão completa, uma vez que foram adaptadas paredes para abrigar madeira e mármore, que em outros espaços já expostos, ficaram parcialmente à mostra.

Estiveram presentes também na abertura: o reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o vice-reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; o pró-reitor de Graduação, Prof. Francisco Xarão; o diretor de Relações Internacionais e Insterinstitucionais, Prof. Cláudio Umpierre Carlan;  o assessor especial da Reitoria, Prof. Elias Gomes; a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Profa. Helena Felício; a gerente de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Profa. Daniela Eufrásio; a secretária de educação e cultura de Alfenas, Tani Rose; o procurador da cidade de Serrania, Paulo Henrique Pereira, e a jornalista Soloni Viana.

Durante a abertura, foi anunciada ainda, a doação de uma das obras de Prof. Ronaldo para o Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG.

A OBRA

A partir do final dos anos 1980, Prof. Ronaldo Auad passa a desenvolver uma sintaxe construtiva particular, impregnada pela carga emocional dos desenhos e instalações presentes na primeira fase de sua produção, iniciada no final dos anos 1970.

Essa sintaxe tem sido impulsionada pela coexistência e fusão das culturas mineira e libanesa. Entram, portanto, nesse jogo, a memória do território de origem do artista − o interior de Minas Gerais (a arquitetura civil e religiosa, seus exteriores e interiores, sua imaginária, seu mobiliário; os forros de taquara trançada, os telhados, as paredes lavadas pela chuva) − e os elementos da cultura libanesa, relacionados à sua ascendência materna (músicas, cheiros, tecidos, texturas, fotografias de álbuns de família, velamentos e desvelamentos).

Nesse construtivismo alheio a projetos e ensaios rígidos, é possível verificar os seguintes aspectos: campos construídos por partes; fisicalidade e desgaste dos materiais postos como sujeitos das obras; presença significativa do gesto nas irregularidades dos recortes das formas e nos signos inscritos em suas superfícies; tratamento cromático remissivo a instâncias culturais e religiosas; busca pela inserção dos discursos no espaço arquitetônico. Tais aspectos se estendem, desde 2009, a obras temporalizadas. São vídeos breves, gerados a partir de reflexões sobre memória e esquecimento.

O ARTISTA

Ronaldo Auad nasceu em Caratinga (MG). No final dos anos 1970, em Barra Mansa (RJ), sob a orientação do artista plástico Clécio Penedo, iniciou sua produção em artes visuais. No final dos anos 1980, Auad entra em contato com Orlando Bessa, importante galerista carioca que se dedicava a divulgação da produção Construtiva, Concreta e Neoconcreta. Foi no Orlando Bessa Gabinete de Arte − de 1990 a 1997 − que Auad teve o seu trabalho exposto ao lado de obras de Lygia Pape, Eduardo Sued, Aluísio Carvão, Franz Weissmann, dentre outros importantes nomes.

A obra de Ronaldo Auad foi e tem sido apresentada no Brasil e no exterior: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de Resende (RJ); Orlando Bessa Gabinete de Arte, Rio de Janeiro; Galeria SESC Paulista, São Paulo; Galeria Paralelo 23 Arte Contemporânea, São Paulo; Casa França-Brasil, Rio de Janeiro; Galerias de Arte do Centro Cultural Cândido Mendes (Ipanema e Assembleia), Rio de Janeiro; Sala José Cândido de Carvalho, Niterói (RJ), Galeria Ismael Nery/Projeto Plural de Arte Contemporânea − Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rio de Janeiro; Galeria de Arte Clécio Penedo, Barra Mansa (RJ); Galeria de Artes Fundação CSN, Volta Redonda (RJ); Cacco Zanchi Art Gallery, Aalst, Bélgica; Fabrik Schlegelstrasse, Berlim, Alemanha; Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (MG); Casa Galeria, São Paulo; Samba Galeria, Rio de Janeiro; Livraria Veredas (Projeto Papéis Avulsos) Volta Redonda (RJ); Livraria Arlequim (Projeto Papéis Avulsos), Paço Imperial, Rio de Janeiro.

Ronaldo Auad é verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa26926/ronaldo-auad.

O artista tem obras incluídas nos seguintes acervos e coleções: Museu de Arte Moderna de Resende (RJ); Centro Cultural Cândido Mendes, Rio de Janeiro; Coleção Eloá Bessa, Rio de Janeiro; Coleção Marie Nicolette Juliette Matchouline, São Paulo; Coleção Eduino Orione, São Paulo.

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Ronaldo Auad leciona Artes, Didática e as disciplinas Semiótica Peirceana e Semiótica da Arte.

PROGRAMAÇÃO

Exposição aberta à visitação até 26 de abril de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h.

Acompanhe a programação completa das comemorações dos 105 anos da Instituição:

https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2019/02/28/programacao-dos-105-anos-de-fundacao-institucional-da-unifal-mg/

https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2019/03/29/programacao-dos-105-anos-em-pocos-de-caldas-contara-com-talk-show-especial-para-celebrar-tambem-os-10-anos-do-campus/