Estudantes do campus Varginha da UNIFAL-MG oferecem auxílio gratuito para a população declarar Imposto de Renda

Alunos do campus Varginha da UNIFAL-MG realizam atendimento gratuito para população declarar Imposto de Renda. A atividade é uma das ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, que visa oferecer apoio tributário e fiscal gratuito para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

“A ideia principal do projeto é proporcionar aos alunos contato com atendimento ao público e com a atividade de assessoria e consultoria nas áreas contábil e fiscal, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula e nas demais atividades de ensino e extensão universitária”, conta o professor Hugo Lucindo Ferreira, coordenador do NAF, ressaltando que o atendimento não substitui, porém, um escritório de contabilidade.

Para que possam atender à população, os estudantes são selecionados por meio de edital e capacitados sob a coordenação do professor responsável.

Além de orientações sobre Declaração do Imposto de Renda (Pessoa Física), o NAF também auxilia na Declaração Simplificada de Imposto de Renda (Pessoa Física); na Inscrição e 2ª via do CPF; na Consulta cadastral e fiscal de Pessoa Física perante a Receita Federal; no Esclarecimento de assuntos como MEI, e-Social, entre outros; e agendamento de horário na Receita Federal do Brasil. “O grupo conta com a participação da  professora Fabiana Simão e sete alunos dos cursos de graduação do campus Varginha, que prestam suporte e atendimento a pessoas físicas, micro e pequenas empresas, MEI e afins”, explica o coordenador.

O NAF teve início na UNIFAL-MG em julho de 2018 pelas professoras Natália Garcia e Karla Costa, ambas do curso de Ciências Contábeis do campus Varginha. Além de capacitar estudantes para auxiliar a população, o Núcleo também realiza minicursos e palestras à toda comunidade acadêmica e sociedade em geral, com o objetivo de promover a educação e conscientização tributária/fiscal.

Atendimentos

Os atendimentos são feitos todas as terças e quintas, das 14 às 16h, sala B-209, do campus Varginha da UNIFAL-MG, mas o NAF oferece também atendimento via e-mail para aqueles que não têm disponibilidade para comparecer presencialmente nos dias e horários de atendimento. “O atendimento por e-mail é voltado para o esclarecimento de dúvidas e agendamento de serviços na Receita Federal. A Declaração do IRPF será feita presencialmente, uma vez que é necessária a apresentação de alguns documentos, como comprovante de residência, documento de identificação com foto e documentos comprobatórios”, ressalta Prof. Hugo.

O e-mail para contato é naf.unifal@gmail.com.

Endereço do NAF no campus Varginha: Av. Celina Ferreira Ottoni, nº 4000, 2° andar, prédio B, sala 209.