Reitor incentiva estudantes de escola pública se inscreverem no Enem; pedido de isenção da taxa de inscrição vai até dia 10

Termina na quarta-feira, 10/04, o período de pedido de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio – Enem 2019. A solicitação deve ser feita antes do período de inscrições, que acontecerá entre 6 e 17 de maio. Vale lembrar que mesmo quem conseguir a isenção deve fazer a inscrição em maio.

Neste ano, o valor da inscrição será de R$ 85,00. O pagamento deve ser feito de 6 a 23 de maio de 2018 em agências bancárias, casas lotéricas ou nos correios.

Para o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o Enem é uma importante ferramenta para o acesso à universidade, uma vez que por meio de uma única prova, permite ao estudante se candidatar a uma vaga em uma das universidades públicas do país e em algumas universidades privadas também. “Se não fizer o Enem, o estudante fica excluído da possibilidade inclusive de tentar uma vaga em uma universidade pública. Em Minas Gerais, praticamente, todas as universidades e institutos federais usam em alguma medida a nota do Enem para ingresso”, destaca.

Segundo Prof. Sandro, o Enem, juntamente aos programas de inclusão como as cotas para as escolas públicas, cotas étnico-raciais e os programas de assistência estudantil, contribuiu para mudança de perfil das universidades públicas no Brasil, nos últimos anos. “A universidade que era predominantemente branca e elitista até os anos 1990, mudou seu rosto e ficou com o rosto muito mais parecido com a população brasileira, com a presença de jovens negros e indígenas”, comenta, ressaltando também que o percentual de mulheres nas universidades é maior do que o percentual de mulheres na população em geral.

“O Enem possibilita a inscrição gratuita do jovem que não pode pagar aquela taxa de inscrição. É importante destacar isso, porque justamente para aquele estudante, a quem pesaria a taxa de inscrição do Enem, há chance de ingressar na universidade nos próximos processos seletivos”, afirma Prof. Sandro Amadeu Cerveira, reitor da Universidade

Ao lembrar que atualmente mais de 60% e, em alguns casos quase 70% dos estudantes das universidades públicas federais, são oriundos das chamadas classe C e D, cujas famílias têm renda per capta de até um salário mínimo, e algumas vezes até abaixo disso, o reitor incentivou os jovens a aproveitarem o período de pedido de isenção na inscrição. “O Enem possibilita a inscrição gratuita do jovem que não pode pagar aquela taxa de inscrição. É importante destacar isso, porque justamente para aquele estudante, a quem pesaria a taxa de inscrição do Enem, há chance de ingressar na universidade nos próximos processos seletivos”, assinalou.

O reitor também anunciou que a UNIFAL-MG deverá oferecer apoio aos estudantes durante as inscrições do Enem em maio, para ajudar a se inscrever e como utilizar as diferentes possibilidades de acesso via programa de cotas.

Quem pode pedir isenção na taxa de inscrição?

• Quem está cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O resultado da solicitação de isenção será divulgado em 17 de abril. É responsabilidade do candidato acompanhar a situação da solicitação. Se a solicitação de isenção da taxa for aceita não significa que o candidato está inscrito. Todos precisam fazer a inscrição, em maio.

Para mais informações, acesse: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial