UNIFAL-MG integra mobilização nacional pela Educação para mostrar a importância das ações desenvolvidas na Universidade

Nesta quarta-feira (15/05), acontece uma ampla agenda de mobilização nacional em defesa da Educação. Integrando as ações, também as entidades representativas de alunos, professores e de técnico-administrativos em educação da UNIFAL-MG organizaram atividades que têm por objetivo mostrar a importância da Universidade para a população, explicando seu caráter público, gratuito, inclusivo e de qualidade.

As ações envolvem a comunidade acadêmica de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha em apresentações de projetos de pesquisa, feira de ciências, ações de extensão, atividades artísticas e culturais nas praças e ruas das três cidades, durante o dia todo. O objetivo dos grupos é também esclarecer para a sociedade o papel da Educação na formação dos indivíduos e de que forma os cortes impactam no desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileira e, em especial, para a realidade da UNIFAL-MG.

Vale destacar que as instituições públicas são responsáveis por 90% da produção do conhecimento e da pesquisa no Brasil e, que, o corte orçamentário nas instituições públicas de ensino superior ultrapassa a cifra de R$ 2 bilhões de reais. Na UNIFAL-MG, além do contingenciamento imposto pelo limite de movimentação de empenho, de 90% para as despesas de investimento (obras, construções, instalações e aquisição de equipamentos) e de 60% para os recursos de custeio (prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes) até o mês de junho, também foram bloqueados mais de R$ 11 milhões.

Os cortes resultam na suspensão de  projetos de pesquisa, na redução do valor das bolsas de Extensão e também no número de bolsas da assistência estudantil, refletindo ainda, nos atendimentos gratuitos oferecidos para a população nas Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e no Laboratório de Análises Clínicas da Universidade. O contingenciamento impactou também na terceirização, o que comprometeu o funcionamento da área de limpeza, da vigilância, dos atendimentos, dos laboratórios e dos serviços gerais.