Livros lançados na UNIFAL-MG evidenciam a influência da civilização romana na formação da cultura ocidental, em especial, a brasileira

Quem prestigiou a 11ª Semana de Museus da UNIFAL-MG – “Museus e patrimônios como núcleos culturais: o futuro das tradições”, realizada na Instituição de 13 a 19/05, teve a oportunidade de participar do lançamento de dois livros que se configuram como manuais para professores, alunos de graduação e pós-graduação aprofundarem conhecimentos em História, Arqueologia, Economia, Administração e Direito: “Arqueologia e Economia Antiga no Mediterrâneo”, de autoria dos professores Cláudio Umpierre Carlan (UNIFAL-MG), Pedro Paulo Abreu Funari (UNICAMP e colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica), Paulo Pires Duprat (UFRJ/doutorando – UNICAMP); e o livro “Roma Antiga”, de autoria do professor Pedro Paulo Funari e Filipe Silva (doutorando/UNICAMP).

Pelo diferencial de mostrar o papel importante da civilização romana na formação da cultura ocidental, influenciando diretamente no Brasil, o lançamento das obras foi inserido na programação do evento no dia 16/05. “Existem poucas obras em português que retratam esse tema, por isso a originalidade desses livros ajudarão no desenvolvimento de futuras pesquisas”, afirma o professor Carlan.

“Arqueologia e Economia Antiga no Mediterrâneo”, por exemplo, que conta com o pesquisador da UNIFAL-MG como um dos autores, pode ser considerado um livro introdutório sobre a História Econômica no Mediterrâneo Antigo, apresentando em suas páginas ilustrações como mapas, reconstruções e exemplos de desenhos arqueológicos que ajudam a contextualizar a História Antiga para ser trabalhada com estudantes.

As obras podem ser encontradas no site da editora Fonte Editorial: http://www.fonteeditorial.com.br/

Fotos: arquivo pessoal Prof. Cláudio Umpierre Carlan