Liga acadêmica promove mesa-redonda sobre práticas integrativas e complementares em saúde para comunidade universitária

A Liga de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) da UNIFAL-MG realizou sua primeira mesa-redonda com o tema “Perspectivas e atuação das PICs no ambiente hospitalar”, na última quinta-feira (16/05), na Sede. O objetivo do evento foi proporcionar um espaço de troca de saberes entre a sociedade e a comunidade acadêmica sobre o tema de práticas integrativas complementares em saúde e interação entre ensino-pesquisa-extensão e interdisciplinaridade.

De acordo com a coordenadora do evento e professora do Instituto de Ciências da Motricidade (ICM), Adriana Teresa Silva Santos, as PICs são técnicas e saberes do cuidar de si e dos outros, atuando na atenção humanizada, visando o princípio da integralidade, reequilíbrio por mecanismos naturais e de baixo risco. “Tais práticas receberam incentivos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para sua introdução na Atenção Primária em Saúde. Em 2006, foi publicada a portaria 971, que criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no SUS pelo Ministério da Saúde”, explicou.

A Profa. Adriana informou ainda as 29 práticas autorizadas pela PNPIC para serem aplicadas na saúde, a saber: homeopatia, acupuntura, fitoterapia e termalismo social ou crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária, yoga, apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição das mãos, ozonoterapia e terapias florais.

Estiveram presentes compondo a mesa-redonda as professoras da UNIFAL-MG Carolina Kosour, Carmélia Bomfim Jacob Rocha, Aline Roberta Danaga, Juliana Bassalobre Carvalho Borges e a coordenadora da Associação Paulista de Saúde Pública, Núcleo Ribeirão Preto, Dalila Viana de Freitas. Já as professoras e coordenadoras da Liga PICs, Adriana Teresa Silva Santos e Andréia Maria Silva Vilela Terra, atuaram como mediadoras. As docentes falaram sobre experiências e casos clínicos das PICS no ambiente hospitalar para, aproximadamente, 40 alunos de diversos cursos da saúde da UNIFAL-MG. Durante o evento, os participantes receberam os benefícios da aromaterapia.

A organização da ação foi realizada pela LIGA PICsUNIFAL-MG, constituída pelo discentes Icaro de Sousa Tolentino (presidente da liga), Ana Carolina Vieira Benfica (vice-presidente da liga), Camila Rosendo Coura (diretora de propaganda), Júlia Gentil Lima (diretora de extensão), Jéssica Garcez Gabricho (diretora de plantão), Maria Gabriela M. Capello (diretora de plantão), Larissa Freire (diretora de ensino) e Laura Pereira Generoso (diretora de ensino).

Os interessados em participar das atividades da Liga devem entrar em contato pelo telefone: (35) 3701-1921 ou pelos e-mails: andreiamarias96@gmail.com ou adrianat.silva@yahoo.com.br.

Fotos: arquivo pessoal da Profa. Adriana Teresa Silva