Os alunos das disciplinas “História do Brasil” e “Arte, Cultura e Colonização no Império Português”, ministradas pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Alisson Eugênio, visitaram recentemente as cidades de Ouro Preto e Mariana. Com o propósito de conhecer o barroco mineiro, os discentes fizeram um trabalho de campo em pontos turísticos dos municípios.

As turmas foram ao Museu da Inconfidência, ao Museu da Casa dos Contos, às igrejas de Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e à Praça Tiradentes, que ficam em Ouro Preto, bem como à Casa de Câmara e Cadeia e à Praça Minas Gerais, em Mariana.
“Nesses lugares, fomos analisar as características da arte e cultura barrocas, após um estudo teórico em sala de aula no qual foi explicado o surgimento do Barroco como forma de expressão, ideologia e visão de mundo, e o contexto histórico que permitiu seu início tanto na Europa quanto no Brasil, particularmente em Minas Gerais”, relata o professor Alisson.
A experiência foi uma oportunidade para os alunos conhecerem os locais mais importantes de Ouro Preto, que foi uma potência brasileira na época colonial, como afirma Mariana Cupini, discente do 1° período do curso de Geografia (Bacharelado). “Conhecer a história, a arquitetura, os museus e as igrejas é poder voltar a vivenciar um pouco desse período, entender o contexto e apaixonar-se pela arte barroca expressa nas igrejas. Um trabalho de campo incrível!”, finaliza.
Durante o trabalho de campo, o grupo também prestigiou oficinas e palestras da Semana de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), realizada de 04 a 12/05.
*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG