Problemas ambientais identificados no Lago de Furnas serão debatidos em fórum sustentável promovido pela UNIFAL-MG em Fama-MG no dia 5 de junho

No dia 05 de junho, a UNIFAL-MG vai promover na cidade de Fama-MG, o 1º Fórum Lago de Furnas Sustentável, uma parceria com a Associação do Circuito Turístico Lago de Furnas (Acilago), que visa abrir espaço para discutir problemas ambientais relacionados ao reservatório de Furnas, a partir de dados apontados por estudos realizados na Universidade.

Segundo a professora Maria José dos Santos Wisniewski, do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenadora do evento, o Fórum reunirá pesquisadores, estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Geografia e Química e associações ligadas ao reservatório de Furnas para discutir com piscicultores e pescadores do município e região, bem como com usuários do reservatório em geral, sugestões de ações para a melhoria da qualidade da água e uso sustentável do entorno e do reservatório.

“A discussão entre os participantes do evento permitirá entender e colaborar com ações transformadoras que podem conduzir a um desenvolvimento social, econômico e ambiental, propiciando desenvolvimento sustentável e aprimoramento de políticas públicas”, afirma Profa. Maria José. Segundo ela, a formulação de sugestões objetivas nos grupos de trabalho previstos para o evento, pode auxiliar o Poder Público na implementação de ações voltadas para o uso sustentável do reservatório.

Durante o Fórum, serão apresentadas algumas das pesquisas que são desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Limnologia da UNIFAL-MG, no qual são realizados estudos sobre os corpos d’água de diversas regiões do Brasil, com enfoque especial ao reservatório de Furnas. Na página web do laboratório, o grupo apresenta a importância do trabalho desenvolvido: “Estudos limnológicos em corpos de água doce são necessários para se conhecer a diversidade e abundância dos organismos aquáticos e as características físicas e químicas destes ambientes.”

De acordo com o grupo de pesquisa, formado por cinco docentes, um técnico-administrativo e acadêmicos da graduação e pós-graduação de diversos cursos da UNIFAL-MG, sob a coordenação da Profa. Maria José, os sistemas como córregos, rios, lagos e reservatórios têm sofrido alterações resultantes das atividades da ação do ser humano sobre o meio ambiente nas bacias hidrográficas, o que causa a deterioração da qualidade da água e alteração destes ecossistemas aquáticos. “Com esses estudos pode-se fazer um diagnóstico da situação desses ambientes e fornecer subsídios para que medidas de preservação e de manejo sejam tomadas”, argumenta a coordenadora.

O evento vai acontecer no Hotel Náutico de Fama e as inscrições estão disponíveis aqui.

Confira a programação: