PET Letras lança o livro “Pedaços do Meu Canto” com coletânea de textos inscritos em Concurso Literário

O grupo PET Letras promoveu na sexta-feira (07/06), o lançamento do livro de crônicas “Pedaços do Meu Canto”, o qual reúne textos inscritos por participantes de diferentes idades e regiões no 1º Concurso Literário organizado pelo grupo.

A cerimônia de lançamento contou com a presença dos autores, familiares, convidados e membros da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, que prestigiaram uma breve apresentação da professora Katia Aparecida da Silva Oliveira, tutora do grupo PET Letras, sobre o gênero crônica, adotado pelo concurso.

Lançada em formato e-book, a obra foi organizada a partir da seleção dos melhores textos feita de forma rigorosa por uma banca composta por professores da UNIFAL-MG, por convidados com experiência na área de Letras e por alguns petianos. “O processo de elaboração do livro durou um pouco mais de um ano e meio, já que houve, inicialmente, o prazo para os autores escreverem suas crônicas, o prazo de avaliação pela banca e o processo de criação do livro”, conta a petiana  Ana Beatriz Mamade. Segundo a estudante, a elaboração do livro foi feita pelo PET Letras, o que possibilitou aos integrantes aprenderem os caminhos para a publicação de um livro, que passam pelos processos de edição, revisão, escolha e composição de capa, configuração e a necessidade do ISBN, entre outros, todos puderam aprender e compreender os caminhos para a publicação de um livro. “Quando o grupo viu o livro pronto, com seus nomes como elaboradores, foi um momento de festa”, ressalta.

Durante o lançamento, os autores foram convidados para receber seus certificados de participação. “Foi um momento de celebração e uma oportunidade para os organizadores do livro e autores se conhecerem. Vale destacar que o concurso contou com escritores jovens, com idades entre os 16 e 30 anos de idade, demonstrando a capacidade desse tipo de certame de revelar novos talentos”, comenta Profa. Katia.

Conforme a tutora do grupo, nesse primeiro Concurso Literário, o PET Letras pretendia não só promover a escrita e a leitura de textos literários, como também revelar talentos literários, o que fica claro na declaração do petiano Fabrício José da Silva, a existência de talentosos escritores deve ser vislumbrada dentro e fora do ambiente acadêmico de modo a garantir seu devido valor. “Com o concurso tivemos a oportunidade de evidenciar o escritor como um artista, não nos atendo somente aos fins acadêmicos da escrita, como normalmente se observa na universidade”, afirmou.

Para a petiana Karina de Oliveira José foi muito gratificante ver o resultado do concurso e a publicação do livro. “Ver a participação do público no lançamento nos deixou imensamente satisfeitos, pois vimos como os autores se esforçaram para poder comparecer e tivemos a oportunidade de conhecer aqueles que antes só conhecíamos por suas palavras”, ressaltou.

Ao fim do evento o grupo PET lançou a chamada para seu o 2º Concurso Literário, que tem como tema “O que te assombra antes de dormir” e receberá inscrições de textos do gênero conto fantástico.

Mais informações sobre a chamada podem ser acessadas na página do PET Letras, link:  https://www.unifal-mg.edu.br/petletras/

O livro Pedaços do Meu Canto (em formato e-book) tem acesso gratuito e está disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/ebooks ou https://www.unifal-mg.edu.br/petletras/lancamento-e-book-pedacos-do-meu-canto/.

Fotos: arquivo do grupo PET Letras