Escolas de Alfenas participam de encerramento da Semana do Meio Ambiente na UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG sediou, na última segunda-feira (10/06), o encerramento das atrações promovidas pela 4ª Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, foram apresentados os resultados do concurso Codema, realizado em escolas de Alfenas, e da 5ª Campanha de Descarte de Lixo Eletrônico, bem como o resumo das atividades desenvolvidas durante a semana, que teve como objetivo promover a conscientização sobre questões ambientais por meio de palestras, sessões de cinema, campanhas, concursos, exposições e caminhadas.

Integrante do projeto de extensão Legado Ambiental, o evento mobilizou escolas e espaços públicos de Alfenas-MG pelo quarto ano consecutivo. “Foram 4.649 estudantes de escolas da rede básica de ensino que participaram das atividades”, confirmou a coordenadora da semana, Julieta Moreira Rodrigues, ao apresentar os resultados obtidos na edição de 2019. Na oportunidade, Julieta ainda explicou sobre a abrangência do projeto que atinge não só as escolas e a Universidade, mas o município como um todo. “Temos a certeza que atuamos todos juntos como semeadores, plantando hoje o que queremos colher em pouco tempo, tendo a oportunidade também de formarmos multiplicadores destas ações”, disse.

Em seguida, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, também elogiou a iniciativa, salientando a importância de atividades que já são realizadas pela Universidade. “Coleta seletiva de lixo, economia de água, investimento na área de produção de energia elétrica a partir da energia solar são uma série de investimentos que fazemos para que a Instituição possa, daqui um ano, ter subido em rankings internacionais no sentido de ser uma universidade sustentável e comprometida com o meio ambiente”, declarou o reitor, que compôs a mesa da cerimônia ao lado da secretária municipal de educação, Tani Rose Ribeiro; da inspetora escolar da superintendência de ensino, Walkíria de Pádua Lara Andrade; do vereador de Alfenas, Sr. Waldemilson Gustavo Bassoto; da pró-reitora de extensão da UNIFAL-MG, Eliane Garcia Resende; e da gerente de meio ambiente e sustentabilidade e coordenadora do evento, Julieta Moreira Rodrigues.

A 4ª Semana do Meio Ambiente foi uma iniciativa desenvolvida em conjunto a outras ações do Legado Ambiental, como o projeto ColaborAÇÃO, que promoveu a 1ª edição da Feira de Troca de Livros na Sede da UNIFAL-MG, a 5ª Campanha de Descarte de Lixo Eletrônico, o Projeto Re-Curso Água e o Plano Municipal de Educação Ambiental.

Concurso do Codema

Após a apresentação inicial, a cerimônia realizou a premiação dos alunos escolhidos pela comissão julgadora da 4ª edição do concurso escolar promovido pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema).

Neste ano, os alunos foram separados pelas categorias Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio a fim de produzir desenhos com frases, histórias em quadrinhos e redações ou músicas sobre o tema “Água – recurso finito. Como estamos preservando?”. Ao longo da cerimônia de encerramento, os três primeiros colocados de cada categoria e as professoras responsáveis foram premiados.  Confira a lista com os nomes dos vencedores do concurso

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG