Discentes e docentes da Faculdade de Nutrição são destaque no 4º CONAN com apresentação de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na UNIFAL-MG

Estudantes da Faculdade de Nutrição (Fanut) tiveram a oportunidade de divulgar suas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na UNIFAL-MG no 4º Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (CONAN), realizado no Centro de Convenções da UFOP, em Ouro Preto-MG, entre os dias 27 e 31/05. O congresso reuniu profissionais e estudantes das áreas de Ciência de Alimentos, Gastronomia, Alimentação e Nutrição com a meta de promover a atualização profissional nas vertentes de desenvolvimento científico, avanço tecnológico e busca da inovação, com vistas às melhores práticas profissionais.

Dos 27 trabalhos submetidos pelos discentes da Fanut, seis foram selecionados para apresentação oral e 21 na forma de pôster, o que revelou uma expressiva participação da UNIFAL-MG no evento. “O congresso foi crucial para a divulgação das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos nossos alunos. Destaco a excelente participação dos 24 discentes que com seriedade e comprometimento apresentaram os frutos de suas ações, recebendo elogios da equipe avaliadora”, contou o Prof. Bruno Martins Dala Paula, que proferiu a palestra “Evolução da concepção de alimentação adequada e saudável e o papel do nutricionista na área da alimentação coletiva”.

De acordo com o docente, o envolvimento no CONAN 2019 também foi de grande importância para atualizar os estudantes e professores quanto aos mais recentes assuntos nas diversas áreas da Nutrição, além de possibilitar a ampliação do network, com pesquisadores e coordenadores de cursos de pós-graduação de outras instituições. “A participação foi de fundamental importância para a ampliação de parcerias com docentes de outras instituições, o que resultou no convite para a UNIFAL-MG integrar a coordenação da próxima edição do CONAN”, afirmou.

Outros professores da Fanut também participaram da programação, como as docentes Flávia Della Lúcia e Letícia Tamie Paiva Yamada, que proferiram, respectivamente, as palestras: “Aspectos sensoriais e Gastronômicos aplicados em UAN” e “Dietas alternativas, PANCs e alimentos tradicionais em UAN: o papel do nutricionista na valorização do patrimônio imaterial e cultural brasileiro”. Já a Profa. Eliane Garcia Rezende integrou a mesa-redonda “Corpo, comer, e comida: práticas corporais e alimentares cotidianas” e o Prof. Marcos Coelho Bissoli ministrou o minicurso “Métodos matemáticos para adequação de dietas”.

Fotos: arquivo pessoal dos discentes e docentes da Fanut