Discentes do curso de Fisioterapia realizam ação para estimular o trabalho em equipe e aumentar o vínculo na atenção básica

Estudantes do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG realizaram uma ação intitulada “Confraternização Junina” nos bairros Pinheirinho e Santa Clara em Alfenas, no dia 05/06, em parceria com a equipe de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro e os participantes dos Grupos de Práticas Corporais e Atividades Físicas. O objetivo dessa confraternização foi estimular o vínculo e a socialização entre todos participantes, proporcionando lazer.

A ação contou com a ativa colaboração e motivação dos discentes e de toda a equipe de profissionais da ESF, sendo supervisionada pelo professor do Instituto de Ciências da Motricidade, Anderson Martins, que apoiou no planejamento, organização e execução. “A atividade foi promovida para integrar o grupo de alunos do 9° período do curso de Fisioterapia que realizam o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva na ESF Pinheirinho/Santa Clara com o Grupo de Práticas Corporais e Atividades Físicas realizadas por eles durante o estágio e a Equipe de Profissionais da Unidade de Saúde”, conta Prof. Anderson.

De acordo com professor, realizar ações que estimulem o trabalho em equipe na atenção básica é importante, tendo em vista que uma atividade realizada em equipe traz um resultado final muito melhor. “A ação em conjunto estimula a comunicação e aumenta a confiança entre todos”, ressalta.

Prof. Anderson relata que a oportunidade foi benéfica para todos compreenderem os conceitos de vínculo e trabalho em equipe. “O vínculo estabelecido entre o serviço de saúde e a população tornam a ‘Atenção Primária da Estratégia de Saúde da Família’, um modo de atenção à saúde, transformador do atual modelo de assistência”, comenta, esclarecendo que a Atenção Primária elege como ponto central, o estabelecimento de vínculos e a criação de laços e compromissos e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população nas ações realizadas. “O trabalho em equipe é fundamental para que qualquer tarefa seja realizada com determinação e dedicação, todos dentro da equipe são responsáveis pelo sucesso de uma tarefa bem feita”, enfatiza o docente sobre o participação de todos os membros da equipe de saúde e os alunos para o grande sucesso da ação realizada.

Durante a atividade, houve uma reunião com a equipe para a organização e divisão das tarefas e também com os participantes dos grupos que foram divididos para a preparação das comidas típicas – feitas pelos próprios participantes: a equipe de saúde e os alunos.

Os participantes também foram surpreendidos pela apresentação da contadora de histórias Junia Cristina, convidada pelo professor, para apresentar uma história relacionada ao tema junino, levando muita diversão e alegria a todos os presentes. A Confraternização Junina contou ainda com a realização de um bingo que foi organizado pelos alunos, com a distribuição de brindes aos presentes. Ao final aconteceu a dança de quadrilha e, logo em seguida, as comidas típicas foram servidas.

Comentando o resultado da ação, Prof. Anderson afirmou ter sido muito positiva, uma vez que houve de fato, um trabalho realizado em equipe e o vínculo entre os participantes foi aumentado. “Durante a ação, observou-se a alegria e satisfação dos membros da equipe, dos participantes do grupo e dos alunos, que agradeceram e parabenizaram pelo momento de descontração, pela organização e oportunidade de participarem da ação”, destacou.

Fotos: arquivo pessoal do Prof. Anderson Martins