Curso de extensão com foco em mindfulness ajuda pessoas a romperem ciclos de ansiedade, estresse e desânimo

“Desenvolvendo Mindfulness em 8 semanas” é um curso de extensão oferecido pela Universidade com foco em mindfulness, que quer dizer atenção plena ou consciência plena. A ação integra o Programa “UNIFAL-MG Sem Estresse” e segue práticas simples e comprovadamente eficazes que, ao serem integradas no cotidiano, ajudam a romper ciclos de ansiedade, estresse, desânimo e cansaço que frequentemente atormentam a sociedade atual. O curso foi coordenado e ministrado pela professora da Escola de Enfermagem, Ana Cláudia Mesquita Garcia, de 25/04 a 13/06, na Sede.

Mindfulness pode ser entendido como a consciência que surge quando prestamos atenção no momento presente, com propósito e sem julgamentos. É uma maneira de ser amigável conosco e com nossa experiência”, explica a professora, que também possui formação na área, citando o Dr. John Kabat-Zinn, referência mundial em mindfulness.

Segundo a Profa. Ana Cláudia, a prática desenvolve a capacidade de atenção e contribui para a saúde física e mental, proporcionando uma melhor qualidade de vida. “Durante o curso foram oferecidas aos participantes técnicas para desenvolvimento da capacidade de centramento, foco, atenção, auto-observação e presença, a fim de conquistar mais clareza mental e um estado de equilíbrio e tranquilidade diante das situações desafiadoras do dia a dia”, afirmou.

Entre os 9 participantes do curso estão servidores e alunos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG que avaliaram a ação positivamente: “mudei minha compreensão pelos acontecimentos, a aceitação de que nós não controlamos tudo, a importância de ter um tempo pra mim […] e de que minhas reações/respostas aos acontecimentos são inerentes a mim e que posso lidar bem com elas”, disse a aluna do curso de Enfermagem, Letícia Cristine O. da Silva.

Já a nutricionista Raquel Pereira, contou que após as atividades passou a ser mais compreensiva e gentil consigo mesma. “Sinto que consigo olhar para minhas atitudes e para atitudes de outras pessoas com menor julgamento e maior compreensão. Sinto que diminuí minha reatividade diante de situações que antes me despertavam reatividade inconsciente”, declarou.

A Profa. Ana Cláudia informou que, caso tenha disponibilidade, pretende oferecer o curso no próximo semestre novamente. Os interessados podem entrar em contato com ela pelos e-mails: ana.mesquita@unifal-mg.edu.br ou anaclaudiamesquitagarcia@gmail.com.