Discentes do curso de Odontologia realizam feira odontológica para alunos do ensino médio e fundamental

A “Feira Odontológica” foi uma atividade da disciplina de Saúde Coletiva II e foi realizada na Escola Estadual Padre José Grimmink, no bairro Pinheirinho, em Alfenas, durante a quarta-feira (19/06). A ação foi desenvolvida pelos estudantes do 4º período de Odontologia da UNIFAL-MG, sob coordenação da Profa. Daniela Coelho de Lima, e contou com a colaboração dos responsáveis pela escola, diretores e professores.

A atividade surgiu a partir do projeto que é realizado durante a disciplina, que prevê, por quatro semanas, a visita dos discentes de Odontologia a uma escola para abordar curiosidades e bons hábitos da saúde bucal com crianças e adolescentes. “Os alunos são curiosos sobre o assunto, então a cada semana levamos temas diferentes, desde hábitos de escovação simples, até consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas para a saúde bucal. É muito gratificante participar desse projeto e aprendermos um pouco mais a cada dia”, contou a graduanda, Thamires de Sá.

Além de fornecer informações básicas sobre saúde bucal, importância da higienização e consequências da má higiene oral, a feira teve o intuito de proporcionar também uma base sobre o curso de Odontologia:  o que é estudado, quais são as disciplinas, de modo a estimular o interesse e promover conhecimento para os futuros universitários. “Com essa atividade procuramos incentivar a dedicação aos estudos para que esses alunos também possam ter acesso a uma universidade pública de qualidade”, afirmou Thamires.

Já a discente Nathalia de Almeida Santos, menciona a importância da disciplina para aproximação da comunidade: “essas atividades contribuíram para que pudéssemos ter um contato mais próximo com a realidade da saúde odontológica de crianças e adolescentes, nos mostrando como é importante a passagem da informação sobre saúde bucal e geral. Além disso, as ações desenvolvidas foram essenciais para nosso crescimento como profissionais e como pessoa”.

Fotos: Arquivo pessoal Thamires de Sá