Programa de extensão “Toda Música para Todos!” reunirá os quatro projetos musicais da Universidade no Concerto de Inverno que acontecerá no domingo, 14/07, no auditório Leão de Faria

No próximo domingo (14/07), os grupos Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista, Orquestra Popular e banda Histórias Cantadas realizam o concerto especial no encerramento das atividades semestrais do Programa Toda Música Para Todos! O concerto será realizado no auditório Leão de Faria, às 19h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

O Programa Toda Música Para Todos! surgiu em 2017 e promove ações conjuntas e compartilhadas entre os quatro projetos musicais da UNIFAL-MG.

A Camerata Theophillus surgiu em 2008 como ação externa à UNIFAL-MG sendo integrada às atividades extensionistas em 2009. O grupo é formado por estudantes e membros da comunidade externa e se dedica, principalmente, à divulgação da música erudita de câmara. A Camerata já circulou por diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo e realiza semanalmente ensaios e oficinas de instrumentos para músicos iniciantes.

O Madrigal Renascentista UNIFAL-MG é um projeto de extensão voltado para o estudo e divulgação da Música da Renascença. O grupo iniciou as atividades em 2009, com participações em eventos, festivais e concursos nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Além das atividades inerentes a um grupo de canto coral, o projeto desenvolveu por dois anos consecutivos o Madrigal na Escola que teve grande repercussão em escolas urbanas e rurais de Alfenas. As atividades semanais do Madrigal consistem em ensaios, estudos de repertório e preparação vocal.

A Orquestra Popular da UNIFAL-MG é voltada para o estudo e a prática de instrumentos variados (cordas e vozes) e com maior ênfase na execução de repertório dedicado à música popular. O projeto iniciou em 2012 como Orquestra de Violões, porém, com a adesão de novos membros tem se desenvolvido no atual formato desde 2015, contando com a participação de músicos profissionais e amadores. O grupo se reúne semanalmente para estudo e execução de repertório.

Diferente dos outros grupos, o foco da banda Histórias Cantadas são músicas infantis. A banda nasceu em 2017 com o objetivo de levar até as crianças das escolas de Alfenas um repertório de músicas infantis diferenciado das músicas comerciais. A proposta também busca aproximar as crianças dos instrumentos musicais e de temas que são importantes para o desenvolvimento infantil como: higiene, contos populares, outras culturas e respeito pelos animais, a banda ao mesmo tempo que proporciona um momento feliz e marcante para a criança, contribui para aprendizagem de uma forma diferente da convencional.

O Programa Toda Música Para Todos! é desenvolvido no âmbito da extensão universitária e coordenado pelos servidores Maria de Los Angeles Ballesteros, Ivanei Salgado, Mário Danieli Neto e Helena Felício. Para a realização das atividades, o programa e os grupos musicais possuem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.