Seleção de bolsistas de pós-doutorado em Química

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsista de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD), para atuar em atividades de Pesquisa e Docência em uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UNIFAL-MG.

Para se inscrever, o candidato deve preencher os seguintes requisitos:

• Possuir o título de doutor em Química e/ou áreas correlatas, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
  • Disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo da Portaria CAPES nº 086 de 03 de julho de 2013 disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf;
  • Não ser aposentado ou estar em situação equiparada.

De acordo com o edital, exige-se do bolsista o desenvolvimento de projeto de pesquisa científica na área escolhida, compatível com a atuação do supervisor apto escolhido e com as linhas de pesquisa do PPGQ, descritas na página do programa em http://www.unifal-mg.edu.br/ppgq/linhas_de_pesquisa, obedecendo à lista de potenciais supervisores disponível.

Estão previstas duas vagas, sendo elas:

a) PNPD-1: uma bolsa, exclusivamente para a área de Físico-Química (FQ), com implementação a partir de outubro de 2019, no âmbito do PPGQ-UNIFAL-MG;

b) PNPD-2: uma bolsa para quaisquer das áreas de Química Orgânica (QO), Química Inorgânica (QI), Química Analítica (QA) ou Físico-Química (FQ), com implementação a partir de agosto de 2019, no âmbito do PPGQ-UNIFAL-MG.

Inscrições

As inscrições vão até 31 de julho diretamente na Secretaria de Pós-Graduação em Química localizada à Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Prédio Q – Sala Q–101B, em Alfenas.

O candidato também poderá se inscrever mediante envio da documentação por e-mail, até 23:59 horas do dia 31/07 no endereço pgquimica2010@gmail.com, com indicação expressa do docente candidato à supervisão do estágio pós-doutoral e da área de atuação do candidato à bolsa, conforme orientado no edital.

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital nº 013/2019  ou a página do Programa de Pós-Graduação em Química.