Reitor da UNIFAL-MG fala sobre a Universidade em entrevista exibida pelo programa “Prosa Livre”

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, concedeu entrevista a Guilherme Abraão, do Rede Grava, emissora educativa, artística, cultural e informativa de Alfenas, no 3º programa “Prosa Livre”, que foi ao ar no sábado, 07/07.

Na oportunidade, foram discutidos assuntos como o corte de recursos da UNIFAL-MG e os impactos gerados não só em relação à Universidade, mas também à região, tendo em vista a importância da Instituição para a constituição do PIB de Alfenas, principalmente. “Imagina ter o planejamento para um ano e, de repente, um terço do valor destinado aos gastos não estar mais à disposição. Isso gera um impacto significativo e, por isso, de imediato, quando recebemos a notícia, tivemos que fazer algumas intervenções”, afirmou o professor Sandro ao explicar que o corte de 30% dos recursos significaria a perda de 11 milhões da verba utilizada para custeio, incluindo o pagamento de água, luz e também dos terceirizados.

Em relação a isso, o reitor retificou a informação sobre o número de demissões no município de Alfenas. “Nós estávamos num processo de transição de licitação com os terceirizados e esse processo significa que deixamos de contratar 89 postos de trabalho.”

De acordo com o docente, os impactos também atingiram as clínicas de atendimento odontológico e os programas de assistência estudantil, como o Restaurante Universitário. Na entrevista, o Prof. Sandro afirmou que, por meio de ajustes e negociações, foi possível retornar a gratuidade a todos aqueles que eram assistidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e ainda que, no final de junho, o MEC enviou uma ordem afirmando que dos 10% contingenciados para o primeiro semestre, 8% foram liberados. Quanto às clínicas, foi necessário fazer uma série de arranjos para que elas mantivessem o mesmo número de atendimentos no primeiro semestre. “O grande risco agora é que, como o bloqueio fala em 30% e nos foi liberado 48%, a rigor, nós temos 22%  do nosso orçamento para chegar até dezembro”, declarou. Em razão disso, se o contingenciamento não for revisto, a Universidade terá menos da metade do valor necessário para completar o ano, o que dificulta a compra de material para atendimentos, além do pagamento de outras contas.

Para finalizar a parte da entrevista relacionada aos gastos e cortes, o reitor afirmou que todos os valores do orçamento da UNIFAL-MG são apresentados para a Reitoria e validados pelo Conselho Universitário, que verifica a aplicação do dinheiro em conjunto à fiscalização feita externamente pelos órgãos de controle. “Esse dinheiro é usado estritamente para o ensino, pesquisa e extensão”, conclui.

Outros assuntos discutidos na entrevista se referem à ampliação da UNIFAL-MG, que, após 2005, passou a atuar não só em Alfenas, mas em Varginha, com o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, e em Poços de Caldas, com o Instituto de Ciência em Tecnologia. Atualmente, a Instituição conta com 34 cursos e mais de 6 mil discentes, sendo que cerca 70% de estudantes são oriundos de escola pública. Segundo o reitor, essa expansão significa que as universidades não são mais elitistas devido ao processo de ampliação de vagas, da política de cotas, inclusão e permanência, que tem sido fortalecido pela UNIFAL-MG.

“Em Alfenas, por exemplo, nós estamos fazendo uma série de movimentos no sentido de ampliar a nossa presença junto à cidade para que a população nos conheça”, afirmou o reitor quando comentou a importância da extensão universitária na mediação entre a Instituição e a comunidade externa.

No final da entrevista, foram discutidas questões referentes ao apoio psicológico oferecido aos estudantes e às discussões atuais sobre os ataques que a ciência tem sofrido no Brasil. Por último, o reitor comentou as formas de ingresso na UNIFAL-MG por meio do Sisu, da transferência externa ou da obtenção de novo título.

Confira o vídeo na íntegra:

Disponível também no link: https://www.youtube.com/watch?v=oNL6G3RvvTM

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG