Trabalho de Conclusão de Curso na UNIFAL-MG resulta em Guia do Cuidado Farmacêutico para Portadores de Alzheimer

Um grupo de acadêmicos do curso de Farmácia desenvolveu um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que resultou na elaboração de um guia que reúne dicas sobre como cuidar de um portador de Alzheimer.

Ao longo de 140 páginas, as acadêmicas Aline Aparecida Vilela, Aline Karina Maure e Thaís Assis, sob a orientação da professora Luciene Alves Moreira Marques, orientam como adaptar a casa, os cuidados que devem ser tomados com a alimentação dos idosos portadores de Alzheimer, com a higiene, com o sono, bem como com as possíveis feridas no corpo e com a administração de medicamentos, indicando procedimentos para facilitar o dia a dia de quem convive com portadores de Alzheimer. “O objetivo é que o guia possa auxiliar não apenas farmacêuticos que atuam na área do Cuidado Farmacêutico, mas também, auxiliar familiares e cuidadores de pessoas portadoras de Alzheimer”, enfatiza Profa. Luciene.

Segundo a orientadora, o trabalho de conclusão de curso que originou o guia, intitula-se “Cuidado farmacêutico aos familiares, cuidadores e pacientes com Alzheimer”, sendo um estudo fundamentado em revisão de literatura nas principais bases de dados da área da saúde. “A iniciativa do tema partiu das acadêmicas que queriam realizar um trabalho prático na área. Como seria difícil em Alfenas reunir um número significativo de portadores de Alzheimer e seus cuidadores, optou-se por um trabalho teórico, mas que seu resultado tivesse um impacto na prática”, conta.

Além de o TCC resultar no Guia, o estudo resultou também em um capítulo de livro publicado pela Atheneu. Conforme Profa. Luciene, colher esses frutos a fazem se sentir realizada. “Eu me sinto muito feliz em ter sido a orientadora deste trabalho. Os acadêmicos fizeram um brilhante trabalho e me surpreenderam. Trabalho de qualidade e com muito amor envolvido”, ressaltou.

O Guia do Cuidado Farmacêutico para Portadores de Alzheimer, diagramado pelo acadêmico Giovany Lourenço de Lima, pode ser acessado gratuitamente pelo link: https://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/system/files/imce/Guia%20Alzheimer.pdf