Campus Varginha da UNIFAL-MG comemora 10 anos de instalação na cidade com programação aberta a toda comunidade; atividades acontecem nos dias 28 e 31

Em 2019, a Universidade Federal de Alfenas comemora 10 anos de instalação de seu campus em Varginha e para celebrar a data serão realizadas atividades comemorativas na quarta-feira (28/08) e no sábado (31/08).

Oficialmente, a UNIFAL-MG foi inserida na cidade em 02 de março de 2009, durante a gestão do Prof. Antônio Martins Siqueira, reitor da Instituição de 2005 a 2010, sendo que as ações no atual campus foram iniciadas em 23 de fevereiro de 2012. Antes disso, os novos alunos e servidores estavam instalados no prédio de uma antiga fábrica de laticínios cedido pela prefeitura. Hoje, o campus conta com cerca de 1000 alunos em cinco cursos de graduação: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas com ênfase em controladoria. Além desses, o campus Varginha oferece o curso de mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e mestrado acadêmico em Gestão Pública e Sociedade (GPS) e em Economia (PPE).

De acordo com o Prof. Paulo Roberto Rodrigues de Souza, ex-diretor do campus, a instalação da UNIFAL-MG em Varginha teve um impacto importante para o município, auxiliando a cidade a se tornar um polo educacional do Sul de Minas. “A UNIFAL-MG contribui para o desenvolvimento cultural, científico e econômico da cidade e, com 10 anos de funcionamento, o campus apresenta-se em processo de consolidação como uma das instituições de ensino público de grande relevância na região”, ressalta.

Para o atual diretor do campus Varginha, Prof. Leandro Rivelli, a proposta principal das comemorações dos 10 anos é apresentar à comunidade atividades e propostas futuras da UNIFAL-MG, uma vez que diversas ações importantes desenvolvidos no campus, ainda não são conhecidas pela população.

No dia 28/08, a partir das 19h, no auditório do campus, a Universidade homenageará pessoas e organizações públicas e privadas que contribuíram para o crescimento do campus desde a sua concepção. Durante a cerimônia, será feito um relato do contexto atual vivido pelas universidades federais, no qual será apresentada a importância do campus Varginha da UNIFAL-MG. O objetivo desta homenagem, conforme o Prof. Leandro, é demonstrar reconhecimento ao trabalho dessas pessoas e instituições parceiras na consolidação do campus.

Já no sábado, 31/08, a partir das 8h, acontecerão atividades educativas, esportivas e culturais no centro esportivo do campus, tais como: 1º Torneio de Futsal para estudantes do ensino médio, nas categorias masculino e feminino; torneio de xadrez; oficina de forró com música ao vivo; e apresentação de projetos de extensão e dos Programas de Educação Tutorial (PETs). Os alunos também apresentarão ações desenvolvidas pela Empresa Júnior, Liga de Mercado Financeiro e Liga de Ciências Atuariais.

“Este momento foi pensado para que a UNIFAL-MG pudesse estreitar a interação com o público externo, em especial com as escolas de Varginha e região. Para isso, vamos apresentar os cursos oferecidos e os projetos desenvolvidos por professores e alunos”, explica o diretor do campus. A expectativa é que ao final do evento os participantes tenham uma visão mais ampla das atividades desenvolvidas pela Universidade.

As atividades comemorativas de 10 anos da UNIFAL-MG campus Varginha são gratuitas e livres para participação da comunidade. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do e-mail: maria.arantes@unifal-mg.edu.br ou pelo telefone (35) 3219-8720.

Clique aqui e confira o convite “UNIFAL-MG Varginha é 10”!

Colaboração: Secretaria da direção do campus Varginha

Copy link
Powered by Social Snap