Docente da UNIFAL-MG explica causa das chuvas de granizo no Sul de Minas

Cidades do Sul de Minas enfrentaram, nos últimos dias, chuvas de granizo incomuns para essa época do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o período de transição entre o inverno e a primavera e a proximidade de uma frente fria originada no litoral de São Paulo foram os motivos que causaram o fenômeno. Para explicar o assunto, o docente do Instituto de Ciências da Natureza, Prof. Paulo Henrique de Souza, participou de reportagem exibida pelo Jornal Balanço Geral, da Rede Mais TV, no dia 02/09.

“Como sabemos, a altitude do estado de São Paulo é bem mais baixa que o Sul de Minas. Essa massa de ar, que transportava uma quantidade elevada de umidade, quando chegou aqui, encontrou uma paisagem aquecida e uma altitude mais elevada. Naturalmente, ela sofreu um soerguimento muito rápido”, comentou o Prof. Paulo ao explicar o funcionamento das correntes ascendentes em locais de baixa temperatura. “A temperatura baixa, ao encontrar essa quantidade de umidade elevada, provocou um congelamento rápido, que aumentou o tamanho das gotículas e provocou a perca de flutuabilidade”, finalizou.

Nos próximos dias, a previsão é de mais chuva, mas em menor intensidade.

Confira a reportagem na íntegra:

A reportagem está disponível também no link: https://www.youtube.com/watch?v=rwvsDw5NI4E

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG