Parceria possibilita acesso gratuito a softwares do IBM Academic Initiative para estudantes e professores

Uma parceria recém-firmada entre a UNIFAL-MG e o IBM Academic Initiative vai permitir que alunos e professores tenham acesso gratuito a licenças de softwares para uso acadêmico em versão completa.

A iniciativa partiu do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), com a colaboração do técnico em Tecnologia da Informação, Germano Lopes, e apoio dos diretores da unidade, Prof. Nelson José Freitas da Silveira e Prof. Guilherme Henrique Gomes da Silva. “Os alunos e professores poderão se cadastrar no programa IBM Academic Initiative e obter uma senha de acesso para baixar programas e apostilas para estudos”, conta Germano.  Segundo o técnico, para os professores, a IBM poderá oferecer ainda cursos específicos de ferramentas que poderão ser utilizadas nas aulas.

O IBM Academic Initiative, conforme explica Germano,  possibilita a formação de futuros profissionais e os mantêm atualizados sobre as mais novas tendências em hardware e software, com foco em padrões abertos. “O programa é colaborativo e gratuito focado em ampliar o conhecimento de educadores, professores e pesquisadores do mundo todo, que inclui uma variedade de softwares a preços reduzidos e versões de teste como o SPSS”, esclarece.

O aluno ou professor que se tornar membro do programa gratuito contará com os seguintes benefícios:

1.      Acesso a licenças de softwares IBM para uso acadêmico em versão completa que nunca expiram;
2.      Acesso ao material didático oficial;
3.      Desconto em certificações IBM;
4.      Cadastro de currículo profissional para acesso da IBM e empresas do mercado;
5.      Acesso a um mainframe para seus cursos e pesquisas.

Outros serviços oferecidos pelo programa: Business analytics; Gestão de negócios e TI; Gestão de processos; Cloud computing;  Enterprise computing; Gestão da informação; Gerenciamento de serviços de TI; Segurança da informação; Social business / Colaboração e Engenharia de software.

Como se inscrever?

Para se inscrever, basta acessar a página do programa: ibm.biz/academic e completar o registro com o e-mail institucional, no caso de professores. Os alunos que não tiverem e-mail institucional podem solicitar via Sistema Acadêmico.

O link já está disponível no novo site do ICEX: https://www.unifal-mg.edu.br/icex/