Mobilidade acadêmica é tema de trabalho apresentado por DRI em congresso sobre processos de internacionalização das instituições de ensino superior

A UNIFAL-MG, por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI), participou do 1º Congresso de Internacionalização da Educação Superior (CIES), realizado de 04 a 06/09, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu-PR. O evento promoveu apresentações de trabalhos e mesas-redondas para discutir processos de internacionalização das instituições de ensino superior, principalmente, no Mercosul.

A DRI foi a responsável pela apresentação do trabalho “A Mobilidade Acadêmica como processo de Internacionalização: o modelo da Universidade Federal de Alfenas – MG”. Segundo o diretor da DRI, Prof. Claudio Umpierre Carlan, que também esteve presente na reunião do Colegiado de Internacionalização (CGRIFES), do qual a UNIFAL-MG faz parte, é importante a Universidade “estar presente nesses eventos, apresentar, através de trabalhos técnicos e científicos, como tem sido realizado os processos de internacionalização, tanto pra os discentes, quanto para os servidores técnicos e docentes”.

O congresso contou com especialistas da área para discussão dos seguintes eixos temáticos: gestão da internacionalização no ensino superior; cooperação internacional e alianças estratégicas; mobilidade acadêmica de professores, alunos e gestores; suporte e orientação para estudantes estrangeiros em instituições de ensino; internacionalização do currículo; impactos da internacionalização, da pesquisa e da inovação; reconhecimento de créditos acadêmicos de estudantes e de egressos estrangeiros; reconhecimento de títulos e prática profissional no Mercosul.

Organizado pela UNILA em parceria com a Universidad Nacional del Litoral (Argentina), Universidad Nacional de Asunción (Paraguay) e a Universidade la República (Uruguay), o evento é um desdobramento do projeto de pesquisa fomentado pelo Nucleo de Estudios e Investigaciones en Educacion Superior del Mercosur (Neies), intitulado “Movilidad de Estudiantes y Graduados; Reconocimiento de Títulos y el ejercicio profesional en el Mercosur”. Tal projeto tem por objetivo contribuir para a compreensão de elementos fundamentais da mobilidade internacional e do reconhecimento de títulos acadêmicos.

Saiba mais sobre o CIES aqui.

Fotos: arquivo pessoal Prof. Carlan