Em vídeo comemorativo dos 10 anos do campus Varginha, professora relembra o início das atividades e reflete sobre novos desafios

A série “UNIFAL-MG Varginha é 10”, produzida pela comissão organizadora das comemorações dos 10 anos do campus Varginha, destaca nesta semana, uma entrevista com a professora Letícia Lima Milani Rodrigues, da área de Estatística, uma das primeiras docentes do campus, hoje, atual diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Integrante do quadro docente da Universidade desde 2009, ano de implantação do campus, Profa. Letícia conta como se deu a sua chegada à UNIFAL-MG e o início das atividades ainda no prédio de uma antiga fábrica de laticínios cedido pela prefeitura de Varginha.

Na entrevista, Profa. Letícia lembrou também a dedicação dos primeiros diretores do campus: professora Tatiana Cardoso Teixeira Viana, que morreu precocemente em 2015, e professor Paulo Roberto Rodrigues de Souza. “Foi um começo com muita vontade para que desse certo e a gente tivesse o que tem hoje”, comentou.

A implantação da sede própria da Universidade foi apontada como uma conquista pela professora. “A vinda para esse campus foi uma vitória. A gente estava numa situação de não ter sala, de dividir sala numa casa e aí a gente veio para cá e achou tudo muito organizado”, relembrou.

Além da estrutura física, Profa. Letícia pontuou que a boa avaliação dos cursos do campus e a aprovação dos mestrados oferecidos na unidade também foram conquistas do campus durante essa primeira década de funcionamento. Entre outros fatores elencados pela docente como essenciais para o sucesso do campus, foram listados ainda o corpo docente qualificado e o perfil interessado da comunidade discente.

Refletindo sobre desafios, a diretora do ICSA falou do cenário atual de cortes no orçamento que compromete a manutenção de atividades acadêmicas nas universidades federais do país. : “O nosso maior desafio agora é permanecer com uma qualidade boa e manter os alunos no campus”, frisou.

Confira a entrevista com Profa. Letícia Rodrigues:

A série

O registro histórico em entrevistas foi feito entre julho e setembro pelo professor da área de Estatística do campus Varginha, Deive Ciro de Oliveira, integrante da comissão organizadora dos 10 anos, em parceria com a técnica em Tecnologia de Informação do campus, Cristiane Rodrigues da Silva Silveira.

“Devemos preservar a história da Universidade nos utilizando de novas mídias”, ressalta Prof. Deive sobre o projeto audiovisual desenvolvido.

Nas próximas semanas, novos episódios serão disponibilizados. Aguarde e acompanhe!

Veja também: Série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10” reúne relatos em vídeo de quem testemunhou 10 anos de implantação do campus Varginha