Músicas infantis de várias épocas são destaques na programação do Palquinho desta quinta-feira, 26/09; apresentação acontecerá no hall do Prédio R

(Fotos: Ivanei Salgado)

A banda Histórias Cantadas, integrante do Programa Toda Música para Todos!, apresentará um repertório recheado de músicas infantis de várias épocas no Palquinho desta quinta-feira, 26/09. O grupo integra o programa de extensão Toda Música para Todos!. A apresentação será às 17h, no hall do Prédio R, na Sede.

Criada em 2017, a banda Histórias Cantadas tem como objetivo levar até as crianças das escolas de Alfenas um repertório de músicas infantis diferenciado das músicas comerciais. De acordo com Lucas Feres, graduando em História pela UNIFAL-MG e bolsista do programa, a proposta é aproximar as crianças dos instrumentos musicais e de temas que são importantes para o desenvolvimento infantil.

“Cantar sobre higiene, contos populares, outras culturas e respeito pelos animais, é uma forma de proporcionar um momento feliz e marcante para a criança e contribuir para aprendizagem de uma forma diferente da convencional”, explica Lucas Feres.

Atualmente, a banda é composta por 16 pessoas que tocam instrumentos de corda, percussão e uma contadora de história, além das cantoras e cantores que interagem com as crianças durante as apresentações.  Os participantes são alunos e ex-alunos da UNIFAL-MG com apoio de docentes dos cursos de História e Pedagogia.  O repertório é composto por bandas conhecidas e populares, tais como: Tiquequê, Palavra Cantada, Grupo Trii, Mundo do Bita e Arnaldo Antunes, Balão Mágico, entre outras.

Além desse repertório voltado para as crianças, a banda apresenta temas musicais de filmes e animes (desenho animado japonês) direcionadas a jovens e adultos. Entre essas, destacam-se trilhas dos desenhos Dragon Ball, Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, Rei Leão, Toy Story e outras.

A apresentação da banda Histórias Cantadas é livre, gratuita e aberta a toda comunidade.

O Palquinho

As atrações do Palquinho são promovidas pelo projeto de extensão “Cultura UNIFAL-MG”, sob a coordenação do produtor cultural Ivanei Salgado. O projeto tem por finalidade promover diversas atividades artístico-culturais nas áreas de música, teatro, dança, humor, artes plásticas, fotografia, cinema, cultura popular, exposições, oficinas, visitações e debates nos campi da UNIFAL-MG. As ações visam ainda incentivar os talentos internos, estimular o intercâmbio e oferecer uma programação cultural diversificada para estudantes, servidores e comunidade.

Cultura UNIFAL-MG

O Projeto CULTURA UNIFAL visa a promoção de diversas atividades artístico-culturais nas áreas de música, teatro, dança, humor, artes plásticas, fotografia, cinema, cultura popular, exposições, oficinas, visitações e debates nos campi da UNIFAL-MG. As ações visam incentivar os talentos internos, promover o intercâmbio e oferecer uma programação cultural diversificada para estudantes, servidores e comunidade.