Saiba como acessar a rede “eduroam”, a nova rede Wi-Fi da UNIFAL-MG

A rede de internet sem fio oficial da UNIFAL-MG, (redes “Alunos, Servidores e Visitantes”), passa a ter a companhia da rede “eduroam” (Education Roaming). Com a eduroam, o usuário se conecta à rede Wi-Fi na UNIFAL-MG ou em qualquer localidade participante do projeto no mundo. Esta rede possui a conexão mais estável, não exige autenticação a cada vez que o usuário se conectar, pode ser usada em múltiplos dispositivos simultaneamente e está disponível em mais de 100 instituições no Brasil e em mais de 100 países.

Com esse serviço, a Universidade passa a fazer parte de uma rede mundial de educação e pesquisa, que oferece acesso Wi-Fi no mundo todo sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. O serviço esteve em fase de testes e agora é divulgado de maneira oficial para todos os usuários da comunidade UNIFAL-MG.

Qualquer pessoa que possuir vínculo ativo com a UNIFAL-MG, seja servidor ou aluno, terá acesso à “eduroam” através do login institucional, necessitando apenas de uma configuração no dispositivo no ato da primeira conexão.

Para saber como configurar seu dispositivo para acesso à rede Eduroam, acesse o site do serviço (www.unifal-mg.edu.br/nti/eduroam), que contém os manuais desenvolvidos pela Gerência de Redes e Infraestrutura (GRI) do NTI para os Sistemas Operacionais Windows, Ubuntu, Android e iOS.

Estabilidade

Segundo a equipe de Redes do NTI da UNIFAL-MG, a instalação da nova rede uniformiza o serviço de Wi-Fi, oferecendo maior segurança para os usuários. Uma questão levada em consideração pela Gerência de Redes e Infraestrutura para a instalação do serviço é a estabilidade do sinal. “É uma rede só funcionando nos 4 campi. Por onde a pessoa transitar e a rede estiver disponível, a conexão não é perdida. A infraestrutura instalada permite isso”. Outra vantagem é que um mesmo usuário pode conectar vários dispositivos simultaneamente, diferentemente do que ocorria até então.

Além disso, as pessoas vinculadas à universidade que visitarem outras instituições integrantes do Education Roaming da RNP terão acesso à rede com o mesmo modo de configuração, assim como os visitantes de outras instituições podem utilizar a rede wireless na UNIFAL-MG. Não é necessária nenhuma configuração adicional, uma vez que sendo encontrada a rede eduroam, o dispositivo se conectará automaticamente. Assim, não é necessário solicitar contas temporárias ou realizar qualquer outro procedimento com o apoio de um suporte local. É só ativar deixar a rede wireless do dispositivo ativada e ficar on-line.

Education Roaming

A rede “eduroam” é abreviação para o Education Roaming, um serviço de mobilidade global desenvolvida para a comunidade de educação e pesquisa. No Brasil, o sistema está presente em cerca de 100 instituições e é coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) desde 2012.

Onde posso usar o eduroam?

Nas cerca de 100 instituições parceiras da RNP e em mais de 100 países. Na UNIFAL-MG a rede funciona em todos os campi. No mundo é possível encontrar Eduroam em universidades, centros de pesquisa, praças públicas, aeroportos e até em cafeterias. Saiba mais em https://www.eduroam.org/where/.

Suporte ao usuário

O usuário tem a sua disposição os Tutoriais de Acesso no site do NTI. Entretanto, caso ainda tenha problemas para configurar sua conexão, mesmo após seguir todos os passos descritos nos Tutoriais de Acesso, entre em contato com a Gerência de Suporte Técnico ao usuário ou setores de TI nos campi:

• Alfenas: (35)3701-9031 / Sala K-101 (sede)
  • Poços de Caldas: (35)3697-4608 ou 4610 / Salas K206 e K207
  • Varginha: (35)3219-8623 / Sala A109-B

Para outros esclarecimentos, entre em contato com a Gerência de Redes e Infraestrutura (GRI) através do e-mail redes-nti@unifal-mg.edu.br.

Para saber mais sobre a eduroam, acesse: