Quarto vídeo da série “UNIFAL-MG Varginha é 10” destaca relato de egressa da primeira turma, hoje, doutoranda em Economia

Natânia Silva Ferreira foi aluna da primeira turma a ingressar no campus Varginha da UNIFAL-MG, no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Bice), no ano de 2009. Na série especial em comemoração aos 10 anos do campus, a comissão organizadora conversou com a ex-aluna sobre como foi sua graduação e a trajetória percorrida até o doutorado, que está sendo realizado na UNICAMP.

Em depoimento, a egressa conta que soube que havia uma unidade da UNIFAL-MG em Varginha por meio de um panfleto que recebeu no Ensino Médio, ainda no ano de 2008. Naquela época, seu desejo era ser astrônoma e mesmo sabendo que havia o curso de Física na UNIFAL-MG de Alfenas, via dificuldades em se deslocar para a sede da Universidade. “Se não tivesse a UNIFAL-MG aqui, eu ia trabalhar, juntar dinheiro, para depois eu fazer algum curso numa particular”, narra, ressaltando o caráter público e acessível da Universidade.

Ao relembrar como foi o início do curso de graduação, Natânia se recorda que foi uma das primeiras alunas a chegar ao espaço onde provisoriamente funcionou o campus Varginha, no prédio de uma antiga fábrica de laticínios cedido pela prefeitura. “Eu lembro como se fosse hoje, eu cheguei bem cedo lá”, lembra. “As turmas eram grandes, a biblioteca pequena, ainda com poucos livros, as aulas de cálculo não tem como esquecer”, acrescenta, sorrindo a egressa.

Durante o relato, a ex-aluna do campus Varginha ressaltou ainda a importância da Iniciação Científica na sua formação. “A questão de fazer mestrado, de querer seguir carreira acadêmica veio com os dois anos de Iniciação Científica”, revela. “A pesquisa de mestrado foi um desdobramento dos anos de Iniciação Científica”, afirmou Natânia, que fez mestrado na USP, oportunidade em que desenvolveu um estudo sobre o processo de urbanização da cidade de Varginha entre os anos de 1882 e 1920.

Vale ressaltar, que o Portal da UNIFAL-MG noticiou quando a ex-aluna recebeu o título de mestra, após defender a dissertação no Programa de Pós-Graduação em História Econômica, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Releia: Ex-aluna da UNIFAL-MG é mestre em História Econômica pela USP

Confira a entrevista com Natânia Ferreira:

Série “UNIFAL-MG Varginha é 10”

O registro histórico em entrevistas foi feito entre julho e setembro pelo professor da área de Estatística do campus Varginha, Deive Ciro de Oliveira, integrante da comissão organizadora dos 10 anos, em parceria com a técnica em Tecnologia de Informação do campus, Cristiane Rodrigues da Silva Silveira.

Nas próximas semanas, novos episódios serão disponibilizados. Aguarde e acompanhe!

Outros vídeos da série:

Série especial “UNIFAL-MG Varginha é 10” reúne relatos em vídeo de quem testemunhou 10 anos de implantação do campus Varginha

Em vídeo comemorativo dos 10 anos do campus Varginha, professora relembra o início das atividades e reflete sobre novos desafios