UNIFAL-MG reúne comunidade acadêmica e externa nas atividades da Semana de Ciência e Tecnologia

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a UNIFAL-MG realizou, nos dias 23 e 24 de outubro, atividades da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que contemplou uma programação diversificada, envolvendo tanto o público acadêmico como a comunidade local, especialmente os estudantes de escolas públicas da Educação Básica de Alfenas e Varginha.

Em Alfenas, o evento reuniu, nesta última quinta-feira (24/10), exposições dos programas desenvolvidos na Universidade, como o PET, o PIBID e o Residência Pedagógica, atividades interativas, exibição de documentário, além de mostras e visitas guiadas à coleção hepertológica, aos laboratórios de Zoologia, de Análises Clínicas e de Microbiologia, ao museu de anatomia e à Farmácia Escola. Coordenada pelo docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Luis Antônio Groppo, o evento, que se preparou para receber cerca de 2000 participantes na Sede, contou com a conferência de encerramento “Os desafios da ciência no Brasil hoje e as ciências sociais”, ministrada por Jorge Alexandre Barbosa Neves, professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

A SNCT em Varginha

No campus Varginha, mais de 300 estudantes de escolas da rede pública conheceram, no dia 23, os cursos e projetos educacionais da Instituição. Entre as atividades, os alunos puderam participar do café cultural, promovido pelo Diretório Acadêmico Florestan Fernandes (DAFF), e da exposição “Que país é esse? Conhecendo o Brasil através da música”, coordenada pela professora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Vanessa Tavares.

Os participantes ainda foram apresentados aos diversos projetos desenvolvidos por discentes e docentes da UNIFAL-MG, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), o cursinho pré-vestibular “Aprendendo a Aprender”, o Laboratório de Orientação Profissional (LOP), o “Xadrez nas Escolas” e os projetos sobre Gestão de Negócios e Educação Financeira, Agricultura e Meio Ambiente e (Per)cursos Organizacionais, assim como os cursos de graduação ofertados no campus (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Economia com ênfase em Controladoria). No evento, foi ministrada, pelo professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Adílio Renê Miranda, a palestra “Cotas e a Universidade Pública”.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com as Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia visa à divulgação e à socialização de ações científicas e/ou tecnológicas à sociedade menos especializada. Neste ano de 2019, o tema da Semana permite estabelecer, por meio de ações educativas, um diálogo direto com a população, com o objetivo de promover o debate acerca da importância e dos usos sociais da Ciência e das Tecnologias para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Fotos do campus Varginha: arquivo pessoal do servidor Robson Vítor Freitas Reis

Fotos da sede: Dicom/UNIFAL-MG

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG