UNIFAL-MG contribui com a organização da Feira Literária de Alfenas

A UNIFAL-MG participou ativamente da organização da edição 2019 da Feira do Livro de Alfenas (FliAlfenas), realizada de 7 a 10 de novembro, em diversos locais da cidade. A Universidade contribuiu com atividades culturais e formativas e na organização geral da FliAlfenas.

A universidade foi representada pelas docentes Daniela Aparecida Eufrásio e Daniela Freitas, pela técnica em assuntos educacionais Nayhara Juliana Pereira Thiers Vieira e pelo produtor cultural Ivanei Salgado. Os servidores foram indicados pela Pró-Reitoria de Extensão para comporem a Comissão Curadora da Feira do Livro de Alfenas, juntamente com membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da UNIFENAS.

Além da participação na abertura do evento, com fala do professor Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG, a universidade teve representante nas mesas principais da feira, “Da fake aos fatos: perspectivas sobre a Fake News“ e “A Educação sob o olhar de Paulo Freire”, que contaram com a participação do professor Walter Francisco Figueiredo Lowande e do jornalista Lucas Magalhães Costa, ex-aluno do mestrado em História Ibérica, na primeira, e com a participação da professora Vanessa Cristina Girotto Nery, na segunda mesa.

Na sexta-feira, o campus sede da UNIFAL-MG sediou a palestra “O lúdico como recurso pedagógico”, ministrada por Carlos Seabra, o lançamento do livro “Qual o valor do Ensino Médio? Experiência social e escolar de jovens negros/as e brancos/as”, do professor Natalino Neves da Silva do Instituto Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, e uma conversa com o escritor André Ribeiro.

A UNIFAL-MG contribuiu também com a roda de conversa “Mulheres e Literatura” com as professoras Maria Clara Biajoli, Juliana Pimenta, Daniela Freitas e Leticia Fernandes,  com roda de leitura “Leia Mulheres” e com as oficinas de “Pintura em Papel” com discente Sabrina Souza, do curso de Letras, e “Literatura e  Cultura Mexicana: Dia de los muertos”, organizada pelo o PIBID Letras/Espanhol  e proposto por Gabrielle Mathias Amorim do curso de Letras.

Na programação musical da FliAlfenas, os destaques da UNIFAL-MG foram: a apresentação de voz e violão de John Tittor, aluno do curso de Fisioterapia, e as apresentações da banda Histórias Cantadas e do Madrigal Renascentista do “Programa Toda Música Para Todos!”.

Outra ação desenvolvida pela universidade durante a feira foi a exposição de obras produzidas por servidoras e servidores da UNIFAL-MG, publicações da Pró-Reitoria de Extensão e de projetos desenvolvidos no âmbito PIBID do curso de Ciências Sociais e da disciplina “Editoração e Revisão”, ministrada pela professora Flaviane Faria Carvalho do curso de Letras. Essas atividades ocorreram em estande montado no pátio da Igreja Matriz de São José e Dores, no centro de Alfenas.

De acordo com a discente Lidiana Ferreira Gouvêa, a exposição dos trabalhos da disciplina “Editoração e Revisão”, foi uma forma de apresentar ao público em geral o que foi produzido em sala de aula. “Ao longo da disciplina, os discentes puderam refletir sobre o panorama atual do mercado editorial brasileiro, conversaram com profissionais que atuam no ramo editorial e tiveram noções sobre projeto editorial, planejamento gráfico, preparação de originais e revisão de provas. Além disso, permitiu que muitos alunos e alunas pudessem se expressar, revelando assim muitos talentos até então desconhecidos”, ressalta.

Na exposição do PIBID das Ciências Sociais foram apresentados cartazes com o processo de construção de propagandas com foco na cultura consumista do sistema capitalista e fanzines com temáticas relacionadas a grupos socialmente marginalizados. Os trabalhos foram realizados por alunos das escolas estaduais Dr. Emílio da Silveira, de Alfenas, e Diretor Nelson Rodrigues, de Serrania.  Segundo Natália Costa Rios Chaparro, discente de Ciências Sociais, a apresentação teve como objetivo mostrar como a inserção do PIBID nas escolas traz diferentes abordagens para temas recorrentes nas Ciências Sociais.

De acordo com os membros da comissão, a participação da UNIFAL-MG na Feira do Livro de Alfenas é mais uma forma de aproximar a universidade da comunidade regional mostrando a produção cultural, literária e acadêmica universitária e as possibilidades de contribuição da UNIFAL-MG no debate de temas atuais. Segundo o produtor cultural Ivanei Salgado, a UNIFAL-MG já havia participado de outras edições da feira, no entanto, a participação na edição de 2019 foi mais expressiva. “A parceria entre instituições de ensino e o poder público municipal, quando recíproca, pode contribuir efetivamente para desenvolvimento sociocultural da região. Faremos todo esforço para que essa parceria com a Feira do Livro de Alfenas se fortaleça e gere novas ações para edição de 2020”, finaliza.

Fotos: Nayhara J. A. P. T. Vieira