UNIFAL-MG realizará campanha pelo fim da violência contra mulheres; atividades ocorrerão entre os dias 25/11 e 10/12, em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas

O Núcleo de Atenção à Mulher, vinculado ao Departamento de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), promoverá a campanha “UNIFAL-MG pelo fim da violência contra a mulher” entre os dias 25/11, “Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres”, e 10/12, “Dia Internacional dos Direitos Humanos”. Nas três semanas de atrações, destinadas tanto ao público interno como ao público externo, os campi da Universidade realizarão um conjunto de ações articuladas, que contarão com mesas-redondas, minicursos, apresentações culturais, exposições e debates sobre o assunto.

A iniciativa, integrante dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, uma mobilização global apoiada pela campanha do secretário-geral da ONU, “Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”, tem o objetivo de estabelecer um diálogo aberto sobre as medidas necessárias para prevenir e combater qualquer tipo de agressão. “A violência presente em nossa sociedade se expressa na forma do racismo, homofobia, machismo, entre outras, e isso é uma realidade nefasta que exige reflexões e ações urgentes por parte do Estado, das instituições e da sociedade civil”, salienta a equipe de coordenação do evento.

De acordo com a equipe, a campanha é uma forma de compartilhar conhecimentos sobre a igualdade de gênero na Instituição e sobre a importância de se combater uma situação que atinge mulheres e meninas do mundo todo. “Consideramos que essa iniciativa seja o primeiro passo para a constituição de uma cultura institucional pacífica, inclusiva e livre da violência e do medo entre os gêneros, de modo a construir espaços de debate entre mulheres, entre homens e entre mulheres e homens”, conclui.

Para conferir a programação completa, acesse este link. Inscreva-se pelo CAEX e participe!

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG