Reitor da UNIFAL-MG é reconduzido ao cargo de 2º vice-presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais

Em reunião sediada pela UFMG nesta segunda-feira, 09/12, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, foi reconduzido ao cargo de 2º vice-presidente do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG) para o ano de 2020, função que já ocupou no decorrer de 2019, ao lado do Prof. Valden Steffen Júnior, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), também reconduzido à presidência do Fórum. Na oportunidade, o professor Charles Okama de Souza, reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), foi eleito 1º vice-presidente.

Durante reunião, dirigentes finalizaram minuta de propostas que o fórum pretende apresentar ao grupo de trabalho instituído pela Câmara dos Deputados para acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro. (Foto: Ewerton Martins Ribeiro/UFMG)

Além da eleição da nova presidência do Foripes, a pauta da reunião também contou com a minuta de propostas que o fórum pretende apresentar ao grupo de trabalho instituído pela Câmara dos Deputados, o GT-EDSUP, no primeiro semestre deste ano, para acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro. “Nessa reunião, nós conseguimos finalizar um documento que apresenta uma série de propostas para o futuro não só das universidades mineiras, mas das universidades do país”, comenta Prof. Sandro.

Na minuta, as reitoras e os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes) – “conscientes da função social e do papel estratégico que as Ipes desempenham em Minas Gerais e no Brasil” – apresentam propostas emergenciais para a sustentabilidade dessas instituições.

O documento apresenta como foco dessas propostas o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014) – em particular, no que se refere aos seguintes eixos: gestão e financiamento; acesso, permanência e sucesso escolar; ensino, pesquisa e extensão; e compromissos da educação superior com a educação básica. A coleção de propostas deve ser encaminhada imediatamente para o GT da Câmara.

Sobre o Foripes

O Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais foi constituído em 2003 e reúne reitoras e reitores de 17 instituições, sendo 11 universidades federais, duas estaduais, três institutos federais e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). “O Foripes tem uma importância muito significativa para as instituições públicas de Minas Gerais, pois é uma força coletiva de enfrentamento para uma série de questões e de construção de consensos e projetos”, argumenta o reitor da UNIFAL-MG.