UNIFAL-MG integra a cerimônia de encerramento do mês da consciência negra; o evento, realizado ao longo de novembro, movimentou a comunidade com ações educativas e culturais

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UNIFAL-MG), com o apoio da Universidade e em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas, finalizou, no dia 29/11, o evento que movimentou grande parte da comunidade interna e externa à UNIFAL-MG em novembro: “Vidas negras na cidade e na universidade: existências e resistências”, realizado em comemoração ao mês da consciência negra. Nessa data, para concluir a programação, os organizadores promoveram a cerimônia de encerramento, na qual estiveram presentes tanto entidades do movimento negro e gestores municipais quanto o público acadêmico.

Entrega do certificado de homenagem ao reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, na “Comenda Zumbi dos Palmares”

A cerimônia, realizada no Teatro Municipal, contou com a abertura solene, que foi conduzida por João Motta, da Coordenadoria de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Alfenas, com a apresentação musical da cantora Marina Rosa e com roda de capoeira do Angola FICA, de Alfenas. Na oportunidade, foi possível prestigiar a palestra sobre o genocídio da juventude negra e pobre e o pacote anticrime, ministrada pelo deputado federal Reginaldo Lopes, e a entrega do certificado de homenagem da “Comenda Zumbi dos Palmares” a pessoas que contribuíram para a promoção da igualdade racial no município de Alfenas e na região sul-mineira.

Entre os homenageados presentes na cerimônia, estiveram o reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Natalino Neves da Silva, e a professora, pesquisadora e colaboradora externa do NEABI/UNIFAL-MG, Jairza da Silva. Os pró-reitores Francisco Lopes Xarão (Prograd) e Wellington Ferreira Lima (Prace), o diretor do ICHL, Paulo César de Oliveira, as docentes Débora Felício e Carmem Lúcia, ambas do ICHL, e os discentes que participaram da organização também marcaram presença no encerramento.

O evento em Alfenas

Ao fazer uma análise das ações realizadas ao longo do mês, o qual contou com palestras, concursos de cartazes nas escolas, mesas-redondas, exposições de artes e apresentações culturais, os organizadores registraram o impacto positivo da iniciativa. Neste ano, as escolas, as universidades e a sociedade civil intensificaram os diálogos sobre a relevância das contribuições da população negra para a construção do país, conforme afirmou a equipe do NEABI.

“Durante todo o mês, no qual se efetivou uma proposta de atividades integradas entre o NEABI, entidades do movimento negro alfenense, Prefeitura e Câmara, conseguimos atingir um público maior de participantes, para além dos portões da universidade, o que era uma das propostas iniciais”, contou a equipe, para quem as questões sobre o racismo, a comunidade LGBTQI+,  a violência contra mulher, a atenção à saúde básica da população negra e o acesso dos estudantes ao ensino superior merecem ser cada vez mais estudadas. “Com esse evento, cabe, ainda, reiterar que as atividades referentes ao enfrentamento à discriminação e ao racismo prosseguem ao longo de todo o ano. É preciso, então, contar com a empatia de todos e todas”, finalizou a equipe, que considerou a importância das conquistas do município de Alfenas, dentre as quais se destacam a instituição do feriado no dia 20 de novembro e a publicação do decreto nº 2.438, de 08 de novembro de 2019, que propõe a política municipal de promoção da igualdade racial.

A semana da consciência negra em Varginha

No campus Varginha, as atividades foram concentradas entre os dias 18 e 22/11, de acordo com o servidor técnico-administrativo Cássio Vasconcelos, membro do NEABI. Durante a semana, os discentes e a comunidade externa puderam participar das exibições de curtas-metragens, que foram seguidas de bate-papo, da apresentação do grupo Marequetê, das rodas de conversa sobre religiões africanas, além das palestras sobre a temática do racismo. Para encerrar a semana, os organizadores do evento promoveram a exibição do filme “Estrelas além do tempo” e o “Cinema afro UNIFAL-MG com prosa”.

Leia também: Concurso de Cartazes sobre a Consciência Negra integra escolas e Universidade na promoção da justiça racial

Fotos: arquivo de Jairza Silva e Nayhara Juliana Aniele Pereira Thiers Vieira

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG