3ª Cantata de Natal: concerto musical de coro e orquestra destaca canções natalinas em Alfenas; o evento será realizado na Igreja Nova Matriz de São Pedro Apóstolo

No próximo sábado (14), às 20h, a Camerata Theophillus e o Madrigal Renascentista Unifal, ambos os projetos musicais da Universidade Federal de Alfenas, apresentam a 3ª Cantata de Natal. O concerto, com músicas eruditas e populares, acrescenta um destaque na programação natalina da cidade de Alfenas. Este ano, a sede da Cantata de Natal será a Igreja Nova Matriz de São Pedro Apóstolo, no bairro Residencial Júlio Alves.

João Pedro Baroni e Ramon Moraes serão os regentes da 3ª Cantata de Natal (Foto: Ivanei Salgado)

A programação desta terceira edição destaca peças natalinas tradicionais arranjadas para coro e orquestra. Entre elas, músicas como Carol of the Bells de M. Leontovych, Christmas Star de John Williams e o tema Greensleeves, do folclore Inglês. Também obras de compositores brasileiros como Ave Maria do Morro de Herivelto Martins e Mary Cristo dos Tribalistas. As adaptações e arranjos foram realizados pelos regentes João Pedro Baroni e Ramon Moraes.

A 3ª Cantata de Natal é um concerto de músicas natalinas executadas pelos músicos componentes da Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista Unifal. Os dois grupos desenvolvem atividades integradas no programa Toda Música Para Todos!, desenvolvido no âmbito da extensão universitária da UNIFAL-MG e coordenado pelos servidores Ivanei Salgado e Delô Ballesteros. Além de acrescentar um destaque na programação de Natal, o evento está de acordo com o objetivo do programa de divulgar e contribuir para formação de público apreciador de música erudita e popular na cidade.

A primeira edição da Cantata de Natal foi realizada em 2017 em frente ao Museu da Memória e do Patrimônio da UNIFAL-MG com um público estimado de 600 pessoas. No ano seguinte, na Praça Getúlio Vargas, em frente a matriz São José e Dores, o público atingiu cerca de 800 pessoas. As duas primeiras edições foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Alfenas.

Para este ano, a organização pretende atender a quantidade de público de acordo com a estrutura da Igreja Nova Matriz de São Pedro Apóstolo. “Estamos atendendo a uma das propostas do Programa Toda Música Para Todos! que é de circular nossos concertos para diversos locais da cidade”, ressalta Delô Ballesteros, madrigalista e coordenadora do evento.

Sobre o Programa Toda Música Para Todos!

O Programa Toda Música Para Todos!, desde sua criação em 2017, é composto de ações coordenadas para a difusão e o fomento à fruição musical na UNIFAL-MG e na comunidade externa. A ação teve início com uma articulação bem-sucedida entre três projetos consolidados na UNIFAL-MG: Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista Unifal e Orquestra Popular Unifal. Em 2020, a banda Histórias Cantadas passa a integrar o programa. O objetivo principal é fortalecer as ações de extensão universitária relacionadas à música, potencializando concertos, ensaios abertos, oficinas e intercâmbios culturais. E desta forma, imprimir um novo sentido em relação aos fazeres e saberes musicais em ambiente universitário sob a perspectiva de promover e difundir uma cultura musical amparada pelas diretrizes norteadoras da extensão universitária. A equipe gestora do programa é composta pelos servidores Delô Ballesteros, Helena Maria dos Santos Felício, Ivanei Salgado e Mário Danieli Neto.