Projetos componentes do Programa Toda Música Para Todos! realizam apresentações de final de semestre

No encerramento do semestre de 2019, os grupos Camerata Theophillus, Histórias Cantadas, Madrigal Renascentista Unifal e a Orquestra Popular da UNIFAL-MG levaram música popular e erudita a diversos locais de Alfenas. Os eventos ocorreram nos dias 8, 14 e 15 de dezembro no Mercado Municipal (Centro Vivencial), no Lar São Vicente de Paulo, no campus sede da UNIFAL-MG e na Igreja Nova Matriz de São Pedro Apostolo .

As apresentações iniciaram com a banda Histórias Cantadas no domingo (8), no Mercado Municipal de Alfenas (Centro Vivencial). O grupo trabalha com repertório musical voltado ao público infantil. O repertório destacou músicas dos grupos Cocoricó, Palavra Cantada, Tiquequê, entre outros. A participação do público foi muito positiva, em especial por parte das crianças que puderam interagir com os integrantes do grupo.

No mesmo dia, a Orquestra Popular da UNIFAL-MG apresentou músicas de compositores populares e, aproveitando a proximidade do Natal, interpretou algumas canções natalinas tradicionais para os idosos assistidos pelo Lar São Vicente de Paula de Alfenas e seus familiares. A Orquestra Popular da UNIFAL-MG se dedica ao estudo e prática de repertório musical popular brasileiro com peças de autores conhecidos, tais como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Almir Sater, Renato Teixeira, entre outros. De acordo com o professor Mário Danieli Neto, coordenador do projeto, o público foi muito receptivo à apresentação. “Eles pediram várias músicas e os atendemos com muito carinho”, completa.

Ainda no domingo (8), a Camerata Theophillus trouxe um repertório erudito baseado em Bizet, Tchaikovsky, Shostakovich, Chesnokov, Mendelssohn , Leontovych , Grubert e outros para seu concerto de encerramento de semestre no Hall do Prédio “R”, no campus sede da UNIFAL-MG. Atualmente, o grupo é formado por 13 membros, entre estudantes e músicos da comunidade externa, e se dedica à divulgação da música erudita de câmara sob a regência de Ramon Moraes.

A programação de encerramento de semestre do Programa Toda Música Para Todos! destacou também um concerto especial de Natal com a Camerata Theophillus e o Madrigal Renascentista Unifal. A 3ª Cantata de Natal foi realizada na Igreja Nova Matriz de São Pedro Apóstolo com peças natalinas arranjadas e adaptadas para coro e orquestra. No repertório, músicas como Carol of the Bells de M. Leontovych, Christmas Star de John Williams, Ave Maria do Morro de Herivelto Martins, Mary Cristo dos Tribalistas, Natal Menino de Amaury Vieira além das tradicionais Adeste Fidelis, Shepherds in the field abiding (Gloria) e Amazing Grace.

Este ano, o espetáculo recebeu os solistas convidados Higor Mateus em Oh Happy Day de Edwin Hawkins e Laleska Terzetti em Mary had a Baby de Robert Shaw. As adaptações e arranjos foram realizados pelos regentes João Pedro Baroni e Ramon Moraes.

O encerramento as apresentações do programa, ficou ao cargo do Madrigal Renascentista Unifal em concerto realizado no domingo (15), no Hall do Prédio “R”, no campus sede da Universidade. O repertório, composto por obras de Arcadelt, Orlando di Lasso, Thomas Tallis, Palestrina, entre outros, ainda teve a participação do violonista Rafael Marin (viola barroca) nas obras Mille Regretz (Josquin des Prez) acompanhando a solista Letícia Menezes, e Suíte Gaspar Sanz (1640-1710) e também da cantora Laleska Terzetti, em Mary had a Baby de Robert Shaw.

Todas as apresentações foram gratuitas e livres para todos os públicos. Outras informações sobre concertos e participação em eventos, podem ser obtidas pelo e-mail: cultura.unifal@gmail.com.

O Programa Toda Música Para Todos! é uma articulação dos projetos Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista Unifal e Orquestra Popular da UNIFAL-MG. A partir de 2020, a banda Histórias Cantadas será desenvolvida como projeto. A equipe gestora do programa é composta pelos servidores Delô Ballesteros (coordenação do Madrigal Renascentista Unifal), Helena Maria dos Santos Felício e Mário Danieli Neto (coordenação da Orquestra Popular e da banda Histórias Cantadas) e Ivanei Salgado (coordenação da Camerata Theophillus).

Fotos:
Mário Danieli Neto