Reitores e Reitoras das Instituições Públicas de Minas Gerais apresentam propostas à Câmara dos Deputados

Os Reitores e as Reitoras das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (IPES) apresentam propostas emergenciais para a sustentabilidade das instituições. O documento foi aprovado em reunião do Fórum de Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – FORIPES, realizada em Belo Horizonte-MG, no dia 9 de dezembro. As propostas foram dirigidas ao grupo de trabalho da Câmara dos Deputados encarregado de acompanhar e avaliar o sistema universitário brasileiro.

O trabalho dos Reitores e Reitoras das IPES mineiras foi balizado por quatro eixos: gestão e financiamento; acesso, permanência e sucesso escolar; ensino, pesquisa e extensão; e compromissos da educação superior com a educação básica. O objetivo é o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação.

De acordo com documento do FORIPES, “foram discutidas medidas de curto e médio prazo, a serem possivelmente pautadas no Congresso Nacional, que resultem em políticas públicas estruturantes e de Estado, a fim de garantir o pleno funcionamento das IPES com responsabilidade social, favorecendo o desenvolvimento do país”.

Ainda segundo o documento aprovado e dirigido à Câmara dos Deputados, “os gestores e gestoras defendem a manutenção das instituições – que devem ser entendidas pelo estado como investimento –, para o melhoramento do país por meio da produção de ciência, da promoção da cultura e das artes e do incentivo ao melhoramento tecnológico e de inovação que possam elevar o Brasil a níveis de competitividade internacional com responsabilidade ambiental, social e de preservação da cultura e identidade nacionais”.

O FORIPES ressalta também a importância e garantia da autonomia universitária das instituições, conforme estabelecido no Art. 207 da Constituição Federal. “Essa autonomia deve ser garantida para que nossas instituições possam cumprir sua missão acadêmica e de responsabilidade social”, destaca o documento chancelado pelas 19 instituições públicas de ensino superior do estado.

Confira o documento completo.