Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho da UNIFAL-MG celebra 25 anos de contribuição para a qualidade de vida da comunidade acadêmica

Neste mês de dezembro, o Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, comemora 25 anos de funcionamento na UNIFAL-MG, oferecendo serviços de realização de perícias, assistência médica, odontológica, psicológica, atenção em enfermagem, assistência social, nutricional e segurança do trabalho.

Os médicos Dr. Frederico, Dr. Evandro e Dr. Denis cuidam da saúde dos servidores desde 1994. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

A história do CIAST teve início em 26 de dezembro de 1994, quando foram empossados profissionais para constituir a Junta Médica Oficial da Instituição. Foi nessa data que a então Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) passou a contar com os médicos Denis Magalhães, Evandro Monteiro de Sá Magalhães e Frederico Maximiliano Antunes Rocha; com as psicólogas Andréa Martins Teixeira e Marina Carvalho Vieira da Costa (servidoras já aposentadas), e com as odontólogas Adriana Esteves Mansano, Palmira dos Anjos de Carvalho e Margarida Maria Barroso de Carvalho (servidoras também já aposentadas).

Com o passar dos anos, uma equipe de Segurança e Medicina Ocupacional foi incorporada ao CIAST, agregando também os serviços desempenhados por um médico e enfermeira do trabalho, bem como por  um engenheiro e um técnico em segurança do trabalho.

Qualidade de Vida no Trabalho

Dr. Evandro destaca que a partir do ano de 2013, o CIAST passou por mudanças significativas na gestão, o que resultou na implantação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), iniciativa apoiada pelo então pró-reitor de Gestão de Pessoas, Julio Cesar Barbosa. O programa reuniu uma série de projetos de extensão voltados à promoção à saúde, desenvolvidos em parceria com cursos da Universidade. Dentre eles o projeto “Pilates – Prevenção e Reabilitação”, que conta com o apoio de bolsistas do curso de Fisioterapia, e o programa “UNIFAL-MG livre do Tabaco” que apoia servidores, familiares, alunos e também a comunidade externa no processo de cessação do tabagismo. Os servidores contam ainda com o curso de Preparação para Aposentadoria; ​projeto de meditação Mindfulness (Atenção Plena); promoção de saúde bucal, imunização dos servidores, entre outras ações. Vale ressaltar a expressiva colaboração em forma de parcerias com os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Nutrição no desenvolvimento dos programas de atenção e promoção à saúde.

Com o advento destas atividades, as atribuições do CIAST foram divididas em várias frentes de atuação: assistência em saúde feita pela equipe multiprofissional (médicos, odontólogos, enfermeira, assistente social, psicólogos, nutricionistas), perícias médico-odontológicas vinculadas ao Subsistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (SIASS), Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho, bem como ações de prevenção e promoção à saúde, determinando aumento significativo do volume de atribuições. “Este aumento da demanda, inclusive em função do considerável crescimento demográfico da Universidade, não foi acompanhado pelo quantitativo de componentes prestadores de serviço”, afirma o ex-coordenador do CIAST, Dr. Denis Magalhães, o qual se encontra em vias de aposentar-se, após 25 anos de bons serviços prestados à Instituição. A atual coordenação do CIAST é de responsabilidade da enfermeira Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro.

Desafios na assistência à comunidade universitária para os próximos anos

Nesses 25 anos de funcionamento, o Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho demonstra o quanto o setor é importante para a comunidade universitária, empreendendo inúmeras iniciativas em prol da saúde e qualidade de vida do servidor, familiares, colaboradores terceirizados e estudantes. “Ao longo desses 25 anos, acho que temos um saldo positivo”, diz Dr. Frederico. “25 anos de funcionamento demanda comprometimento e nos sentimos, de certa forma, reconhecidos pela comunidade universitária”, afirma.

Para Dr. Frederico, como a Instituição cresceu muito durante esse tempo, percebe-se uma necessidade de readequação estrutural do CIAST, no intuito de melhoria contínua ao atendimento à comunidade universitária. A primeira medida seria em relação ao local de atendimento, atualmente insuficiente pelo incremento das atribuições e por haver estratégias de colaboração com outros setores. Outra questão apontada pelo médico diz respeito à expansão da Universidade e à atenção primária. “O fluxo contínuo de atenção primária assistencialista não permite que nossa equipe seja melhor aproveitada no desenvolvimento de ações preventivas, o que nosso grupo tem potencial para fazer”, reforça Dr. Frederico. O médico vê nas parcerias com as diversas unidades acadêmicas, alternativa viável que poderia otimizar o atendimento à crescente comunidade universitária. Uma ação já iniciada foi a parceria desenvolvida com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), no intuito de compartilhar a atenção aos alunos. “Existem muitos problemas de saúde psíquica e de adaptação; o corpo discente é o elo mais frágil, o que me faz ver com bons olhos esta maior aproximação, a qual deveria continuar em função da melhoria da qualidade de vida do aluno também”, conclui.

Estrutura atual do CIAST

Equipe Médica

Dênis Magalhães
Evandro Monteiro de Sá Magalhães
Frederico Maximiliano Antunes Rocha

Medicina do Trabalho

Joel Henriques de Oliveira Carvalho

Odontologia

Daniela Aparecida Tavares Aguiar
Ana Beatriz Macedo Vieira Costa

Serviço Social

Aline Souza Araújo

Segurança do Trabalho

Alexssandro Ramos da Cruz
Clério Sabino da Silva
Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro.

Psicologia

Diego Azevedo Leite

Colaboradoras Terceirizadas

Lidiane Lucas Ribeiro
Sueli Fernandes

A equipe multiprofissional contabiliza ainda o recente apoio (ano de 2019) de médicos da Faculdade de Medicina no atendimento à comunidade e realização de perícias. São eles: Dra. Gabriela Itagiba Aguiar Vieira, Dr. Eduardo Floriano Lopes Santos e Dr. Allen Lopes Petrini.